Respostas
Resposta:
Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico
Além dos variados sotaques do Bumba-meu-boi, dos toques do tambor de crioula e dos acordes da sanfona, o São João Maranhense também é marcado pela grande diversidade de danças.
O Repórter Maranhão, da TV Brasil, preparou uma série sobre os principais estilos que se apresentam nos arraiais. Confira a reportagem e conheça as danças típicas da região.
Cacuriá
Surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino - pequenos tambores.
Quadrilha
Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da corte. Depois saiu dos salões palacianos para as ruas. No Nordeste, ganhou um colorido especial ao som do baião.
Dança Portuguesa
De origem europeia, a dança portuguesa, ganhou forte envolvimento das comunidades do Maranhão. As mulheres usam meias, lenços e leques, enquanto os homens usam como adereços chapéus, luvas e bengalas. Os pares dançam ao som de fados e viras.
Resposta:
Num espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-Meu-Boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, a manifestação tem origens indefinidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzidos principalmente por meio da religiosidade, são evidentes. Mas é durante os festejos juninos que ele reina absoluto, arrastando multidões e encantando quem assiste pela primeira vez suas apresentações.
Explicação:
Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras.