Pra hoje por favor
disciplina biologia trabalho de pesquisa individual tema doenças causadas por protozoários relatar a transmissão, sintomas, prevenção e tratamento dessas duas doenças:
-doenças de chagas
- malária
Respostas
Explicação:
saiba Como vivem os chimpanzés
Resposta:
Doença de chagas :
Transmissão: é principalmente transmitida por um parasita que pode ser encontrado nas fezes do barbeiro, porém também pode ser transmitida por transfusão de sangue, ingestão de carne contaminada, transmissão vertical via placenta (de mãe para filho) e acidentalmente em laboratórios.
Sintomas: crescimento do baço e do fígado, febre, aparecimento de gânglios e, em casos graves, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges. Na fase aguda, os sintomas duram de 3 a 8 semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no intestino e no esôfago.
Prevenção: ainda não há vacina, todavia sua incidência está diretamente atrelada às condições habitacionais, portanto conservação da casa, uso sistemático de inseticidas e utilização de telas em janelas e portas são métodos preventivos.
Tratamento: uso de medicamento que matam o parasita (antiparasitários) e controle dos sintomas.
Malária:
Transmissão: é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles (mosquito-prego) infectadas pelo protozoário Plasmodium, sendo que no Brasil existem principalmente três espécies: Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue, através da placenta para o feto e por meio de seringas infectadas.
Sintomas: febre alta, tremores, sudorese, calafrios e dor de cabeça. Antes destes sintomas aparecerem, podem ser manifestadas náuseas, cansaço, falta de apetite e vômitos. Obs: estes sintomas podem ser cíclicos, ou seja, serem repetidos a cada dois ou três dias.
Prevenção: ainda não há uma vacina, porém pode ser prevenida com o uso de repelentes, uso de telas em janelas e portas, uso de mosquiteiros, uso de roupas que protejam os braços e pernas, exames de sangue ao doar e saneamento básico.
Tratamento: uso de medicamento que matam o parasita (antiparasitários), uso de antimaláricos e controle dos sintomas.