CONHECIMENTO PARA A FILOSOFIA
A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa “ato de conhecer”. Conhecer, no latim, também advém do mesmo radical “gno”, presente na língua latina e no grego antigo, da Palavra “gnose”, que significa conhecimento, ou “gnóstico”, que é aquele que conhece.
Conhecer é o ato de apreender, de ser capaz de abstrair leis do entendimento e entender algo. Conhecimento é o atributo de quem conhece, isto é, é aquilo que resulta do ato de conhecer, entender etc. O conhecimento é possível apenas ao ser humano. Isso ocorre porque o conhecimento bem estruturado Que desenvolvemos só pode ser elaborado, organizado, codificado e decodificado pela linguagem e por Nossos mecanismos racionais (linguagem e raciocínio são elementos necessariamente interligados, sendo Impossível determinar qual tenha surgido primeiro no ser humano, visto que há uma interdependência entre Ambos). A Filosofia lida, desde o seu surgimento, com a questão do conhecimento, visto que ela surge para Apresentar uma nova forma de conhecer o mundo. Ao longo de sua história, os filósofos apresentaram Diferentes teorias sobre o modo como o ser humano conhece e as formas de se conhecer. Se levarmos em consideração o conhecimento na Antiguidade, Platão admite a existência de apenas dois Graus do conhecimento: o sensível e o inteligível. O sensível, causado por dados oriundos dos sentidos do Corpo, era inferior e enganoso, enquanto o inteligível era racional e superior. Já Aristóteles estabelece uma mistura de vários graus diferentes do conhecimento que deve passar, necessariamente, pelo conhecimento sensível para que desperte na pessoa uma informação. As teorias Desses dois pensadores influenciaram todo o debate sobre o conhecimento sustentado por filósofos Posteriores. As formas de se conhecer deram origem ao campo da Filosofia chamado Epistemologia, que formula as Bases da teoria do conhecimento. Outra área que surge é a Filosofia da Ciência, que busca problematizar a Questão do método e do conhecimento científico, proporcionando avanços para utilização da própria ciência. Porém, o embate acerca do conhecimento que mais marcou a Modernidade foi o conflito entre empiristas E racionalistas. Os empiristas defendiam que o conhecimento é obtido apenas mediante a experiência prática E sensível, que por meio dos dados obtidos pelos órgãos dos sentidos e enviados ao cérebro produzem as Ideias. Os principais empiristas que estão defendendo a experiência como modo de acessar Conhecimento verdadeiro são John Locke e David Hume. Já os racionalistas defendiam que a origem do conhecimento é puramente racional e intelectual, não Sendo necessariamente afetada pelo meio externo. René Descartes, por sua vez, é um filósofo racionalista Que defende que o conhecimento verdadeiro é única e exclusivamente obra de nossos raciocínios, e que Devemos desconfiar de qualquer tipo de conhecimento advindo dos sentidos do corpo, pois estes, segundo Descartes, poderiam nos enganar.
Por que segundo o texto, o conhecimento é possível apenas ao ser humano? filosofia
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A palavra conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa "ato de conhecer". Conhecer, no latim, também advém do mesmo radical "gno", presente na língua latina e no grego antigo, da palavra "gnose", que significa conhecimento, ou "gnóstico", que é aquele que conhece.
respondido por:
3
Oi tudo bem?
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
bons estudos!!!
e espero te ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás