• Matéria: Português
  • Autor: monteirocarlos55547
  • Perguntado 5 anos atrás

O fragmento transcrito expressa uma reflexão do autor-narrador quanto à escrita de seu livro contando a experiência que viveu como preso político, durante o Estado Novo.
No que diz respeito às relações entre escrita literária e realidade, é possível depreender, da leitura do texto, a seguinte característica da literatura:


Maites2: Preciso do texto
Maites2: Seria esse texto: Não resguardei os apontamentos obtidos em largos dias e meses de observação: num momento de aperto fui obrigado a atirá-los na água. Certamente me irão fazer falta, mas terá sido uma perda irreparável? [...]

Respostas

respondido por: Maites2
9

Olha eu precisaria de mais informações mas eu encontrei uma questão quase igual:

a) revela ao leitor vivências humanas concretas e reais.

b) representa uma conscientização do artista sobre a realidade.

c) dispensa elementos da realidade social exterior à arte literária.

d) constitui uma interpretação de dados da realidade conhecida.

Resposta:

A

Resolvendo a questão passo-a-passo:

Ao relacionar o trecho de Machado de Assis com a ilustração de Portinari, percebemos algumas diferenças entre eles. A começar, pela descrição da chuva, que no texto aparece como uma fina chuva, enquanto a imagem distorce a realidade do texto, sendo ilustrada como uma chuva mais forte, densa, o que confirma a letra A e distorce a letra B. As letras C, D e E, respectivamente, estão erradas, pois apesar de detalhes ausentes no texto verbal, a imagem não contraria a cena descrita, tampouco expressa um sentimento de inadequação à situação.

Perguntas similares