• Matéria: Ed. Física
  • Autor: vivigabrielle820
  • Perguntado 5 anos atrás

DOU 80 PONTOS PRA QUEM ME RESPONDER SE RESPONDER BESTERA EU VOU DENUNCIAR!!!!!!!

1- Além da corrida de 100 metros, que outras provas foram usadas como experiência na prova de
atletismo?
2- No Paraná, que modalidade no atletismo foi usada como experiencia, com a participação de dez
corredores?
3- Explique o que é o Ako praticado pela tribo Gavião Kiykataje?
4- Na corrida com tora, como acontecia essa atividade realizada pelos indios Kayapós?
5- Com relação aos rituais da corrida com toras, diga como ela acontece em uma aldeia?
6- Entre as peculiaridades (próprio da pessoa), da corrida com toras, em qual tribo elas chegam a
pesar 100 quilos?
7- Explique como é feito a preparação das toras do buriti, para serem usadas nas corridas?
8- Em qual edição dos jogos indígenas, aconteceu pela primeira vez uma competição de corrida com
toras intertribal?
9- Sobre a palmeira buriti responda
a) O que do buriti, é utilizado como alimento?
b) O que dessa planta é usada na confecção do artesanato?
c) O que é usado pelos indios em seus rituais?
10. Explique o que é o Woto?​

Respostas

respondido por: sarah22jeniffer
5

Resposta:

1• O atletismo é dividido em modalidades: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country e marcha atlética. ... As provas de pista são divididas em corridas rasas, com barreiras ou obstáculos. As de campo são saltos, arremessos e lançamentos.

2•

3• Tradicionalmente, a tribo Gavião Kiykatêjê, pratica o Akô (corrida de varinha), em que duas equipes de atletas realizam a corrida de velocidade em círculo, em revezamento de quatro, cujo bastão é uma varinha de bambu.

4• Essas atividades são realizadas sempre com duas toras praticamente iguais. Os participantes se dividem em dois grupos de corredores “rivais”, cabendo apenas a um atleta de cada grupo carregar a tora, revezando-se em um mesmo percurso. As corridas se realizam no sentido de fora para dentro da aldeia, nunca de dentro para fora, ou mesmo dentro dela, quando estabelecem os pontos de largada e chegada no pátio de uma casa chamada woto, uma espécie de oca preparada para todas as atividades culturais, sociais e política

5• Para o povo Khraô, habitante de extensa faixa contínua de Cerrado no Estado de Tocantins, ela está associada a algum rito e, conforme esse rito, variam os grupos de corredores, assim como o percurso e a tamanho das toras.

•Os Xavantes, do Mato Grosso, também realizam a Corrida com Tora, o Uiwed, entre duas equipes de 15 a 20 pessoas. Eles pintam os corpos e correm mais de cinco quilômetros, revezando-se até chegar ao Wa'rãm'ba, o centro da aldeia, onde iniciam a Dança do Uwede'hõre. Na festa do U'pdöwarõ, a festa da comida, também existe a corrida com tora, mas nesse evento a tora usada é maior e mais pesada (média de 100 a 110 Km).

6• Na festa do U'pdöwarõ, a festa da comida, também existe a corrida com tora, mas nesse evento a tora usada é maior e mais pesada (média de 100 a 110 Km).

•Os Gavião Kyikatêjê/Parakateyê, do Pará, também possui grandes corredores de tora. Eles obedecem os mesmos rituais de outros povos, mas há uma peculiaridade que é o Jãmparti (pronuncia-se Iãmparti): uma corrida com uma tora com mais de 100 Kg, mais comprida, e carregada por dois atletas.

7• Na preparação de corte dessa madeira, há um ritual de cantos e danças. A madeira é derrubada e cortada em duas partes, em forma de cilindros em tamanhos iguais. Nas extremidades da tora é feito um tipo de cava para que possa facilitar seu carregamento. As toras possuem tamanhos variados, de acordo com o ritual a ser realizado, pesando de 02 a 120 quilos. Muitas toras são “guardadas” dentro do rio para que seja absorvida mais água e, assim, fiquem mais pesadas. Notadamente isso ficou comprovado nas apresentações dos Jogos dos Povos Indígenas.

8• No VI Jogos dos Povos Indígenas, em 2003, houve pela primeira vez uma verdadeira competição intertribal.

9• a) O fruto pode ser consumido ao natural, com farinha, ou usado para se fazer doces, geleias, sorvetes e vinho, entre outros. Um óleo extraído de sua polpa possui cor alaranjada e apresenta boas característica de aroma e sabor, alto nível de carotenoides e é usado na indústria farmacêutica e como alimento.

b) É da palha do buriti, planta típica do cerrado baiano, que as artesãs fazem esteiras, bolsas, chapéus e outros objetos. Do buriti retira-se ainda as taras para a confecção de balaios e peneiras. ...O broto (olho) é usado para fazer os demais produtos artesanais.

c) Outro exemplo de arte indígena brasileira são as máscaras produzidas pelos índios. Elas são feitas com cascas de árvore e cabaças de palha de buriti. São usadas em danças cerimoniais, e no momento dos rituais, representam a figura viva do ser sobrenatural.

10•

Nota:

Foi mal, estão grandes e não consegui encontrar duas, espero ter ajudado um pouco ಠ◡ಠ;


vivigabrielle820: valeu
sarah22jeniffer: Por nada!!!
Perguntas similares