Respostas
Resposta:
A espécie humana possui 23 pares, mas algumas anormalidades podem acontecer e esse número variar, como nos portadores da síndrome de down que têm um cromossomo a mais (trissomia do 21).
As alterações ou aberrações cromossômicas podem ocorrer nos seres vivos e caso aconteçam nas células germinativas, podem ser transmitidas ao longo das gerações, de pais para filhos. As alterações ou mutações somáticas ficam restritas ao indivíduo em que ocorrem e não são transmitidas aos descendentes.
Os cromossomos são representados por ‘X’ e ‘Y’, quando o X é manifesto em dose dupla, temos um indivíduo do sexo feminino (XX) e os do sexo masculino são representados pelo XY. Além de homólogos, os cromossomos podem ser heterólogos. Nesse caso, eles não possuem o par correspondente.
Podemos afirmar que os óvulos de uma mulher sempre conterão um cromossomo X, por isso, é o espermatozoide que vai determinar o sexo do bebê. Um espermatozoide contendo um cromossomo X criará um embrião feminino e um espermatozoide contendo um cromossomo Y criará um embrião masculino. A palavra cromossomo vem do grego khrôma = ‘cor’ e soma ‘corpo’.