• Matéria: Informática
  • Autor: menesesdeborah956
  • Perguntado 5 anos atrás

Cite 5 exemplos onde foi usado storyboard?

Respostas

respondido por: anabibi71
0

Resposta:

Exemplos de storyboard

Sabe aquele filme que você viu e que gostou tanto a ponto de querer que todos os seus amigos e familiares também assistissem e assim pudessem conversar sobre aquela história?

Esse desenho esquemático é responsável por uma boa parte do sentimento que esse filme de causou em você.

Isso já existe há muito tempo no cinema. E para te provar isso, confira este exemplo de storyboard da famosa cena do chuveiro em “Psicose”, de 1960:

Um outro exemplo de como certos enquadramentos e composições são extremamente importantes na produção dos quadros, podendo criar cenas impactantes, é o filme “Corra!”, de 2017:

Além disso, esse desenho esquemático também é utilizado para definir o ritmo e tempo de um vídeo.

Utiliza-se uma versão beta do áudio que será produzido para o vídeo final, ou mesmo o próprio áudio final, já editado.

Nesse caso, é realizada uma edição, sincronizando a narrativa estática do storyboard com o som, criando assim um rascunho em movimento, chamado de animático.

Nesta cena do filme “Viva – a vida é uma festa” de 2018, podemos ver claramente como esse tipo de storyboard auxiliou na animação final:

Perceba que neste momento não existe a necessidade de que os desenhos estejam finalizados. É a narrativa que precisa estar clara e muito bem definida.

As indicações de movimentação na cena, por qual lado o personagem entra e por onde ele sai, qual é a trajetória que determinado objeto fará, o ângulo de câmera, cortes, duração de cada tomada, dentre outros detalhes que possam facilitar a edição.

Desenhos rígidos podem atrapalhar nessa fluidez, principalmente se o seu vídeo apresenta um teor mais dinâmico.

Um ponto que gera um grande questionamento é: eu preciso saber desenhar?

A resposta é que se você tem alguma base para desenho ou criação, certamente o seu projeto será melhor desenvolvido, pois o storyboard é uma indicação do que o diretor, animador ou designer vai seguir visualmente.

Caso não tenha esse embasamento, mas preze pela melhor qualidade possível, é recomendado a contratação dos serviços de um animador ou desenhista que tenha conhecimento em narrativa cinematográfica.

Porém, é possível criar storyboard para certos projetos sem uma grande habilidade para desenho, como esse exemplo, usado para desenvolver layout para um site:

Perguntas similares