1)A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reação ao(s): *
a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
b) regime de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de latifúndios nas mãos dos nobres ligados à Corte.
c) intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política dos estancieiros gaúchos.
d) sistema de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação política das camadas populares da sociedade gaúcha.
2)(UFS) " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..." Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à: *
a) Sabinada
b) Balaiada
c) Farroupilha
e) Confederação do Equador
3)Sobre a Revolta dos Farrapos ou Farroupilha, responda: a) Quando e onde ocorreu? b) Quais as motivações para a ocorrência desta revolta? *
4)O que foi o Golpe da Maioridade? *
5)Iniciado por holandeses e ingleses, o povoamento consolida-se com os portugueses. Em 1835, é palco do movimento popular da Cabanagem. A economia fica estagnada até o fim do século XIX. O crescimento é retomado com o ciclo da borracha e continua com a produção de madeira e castanha. *
a) Paraíba
b) Paraná
c) Pará
d) Minas Gerais
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1- a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
2- c) Farroupilha
3- a) A Revolta dos Farrapos aconteceu no Rio Grande do Sul durante o Período Regencial, de 1835 a 1845, portanto, estendeu-se até parte do Segundo Reinado.
b) A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
4- Foi o processo que garantiu ascenção ao trono de D. Pedro II com 14 anos e deu início ao Segundo Reinado.
5- d) Minas Gerais
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás