Texto de apoio - Ginástica Alternativa
A palavra alternativa significa uma em duas ou mais possibilidades que se pode optar. Em se tratando do termo Ginástica Alternativa, ela pode ser interpretada como aquela que foge da tradicional e que tem como conceito, a percepção do movimento e do corpo, que está associada ao alto conhecimento, entendendo que a aquisição da consciência corporal, se dá através da prática por meio da qual adquirimos memória, percepção, capacidade de adaptação e consciência do nosso corpo.
Os primórdios da ginástica alternativa foram encontrados em civilizações de até 5 000 anos atrás como a chinesa, a tailandesa, a hindu, a japonesa e a egípcia. No final do século XIX, François Delsarte, interessado no movimento intencionalmente expressivo, desenvolveu um trabalho corporal adotado por professoras norte-americanas e alemãs. Ao longo do tempo, esse trabalho recebeu diversas denominações, como ginástica respiratória, ginástica harmônica, ginástica orgânica, ginástica médica, ginástica de relaxamento, ginástica suave, ginástica holística, eutonia e antiginástica.
Outro precursor das inúmeras terapias e cuidados corporais foi Wilhelm Reich, que, no século XX, destacou a importância da forma, da estrutura e da função do gesto na compreensão da postura e da atitude humana, fortalecendo a compreensão e a dimensão da ginástica alternativa.
No Brasil, há 50 anos, o Dr. José Ângelo Gaiarsa ( psicoterapeuta – foi especialista em comunicação não-verbal, que escolheu como mestres Wilhelm Reich e Carl G. Jung. Nascido em 1920 e falecido em 16 de outubro de 2010 – teve mais de 30 livros publicados). Este deu vida e dinâmica ao que chamou de Biomecânica Existencial, valorizando o olhar, o toque, a respiração, o movimento consciente, a propriocepção, a reversibilidade entre o tônus emocional e o tônus muscular, as expressões, as forças gravitacionais, antigravitacionais, tangenciais, secantes e as forças internas, juntando o mecânico e o humano da nossa espécie.
A ginástica alternativa popularizou-se no país na década de 1970, no bojo dos movimentos associados à contracultura, às artes marciais, à ioga e aos discursos do “bem-estar”, influenciando e sendo influenciada por eles.
Atualmente, no Brasil e no mundo, a ginástica alternativa expandiu-se e diversificou-se em quantidade e qualidade: método Pilates, neopilates, power-pilates, ioga, shiatsu, educação somática existencial, feldenkrais, bioenergética, rolfing, antiginástica, reflexologia, massoterapias, ginástica harmônica, danças circulares, cadeias musculares e articulares, método Mézières, método self-healing, contato e improvisação, ginástica brasileira (baseada na capoeira), eutonia, ginástica suave e muitos outros.
Alguns princípios da ginastica alternativa: suavidade, holismo e ludicidade.
O princípio da suavidade preconiza a realização do movimento de forma leve, lenta e suave. Atualmente, a vida apresenta um altíssimo grau de velocidade: a informação e veloz, o esporte e veloz, o trabalho e veloz. A pressa impede a meditação, a contemplação e a possibilidade de gozar as belezas do cotidiano.
A pressa cria o estresse negativo, um dos grandes males dos nossos tempos.
O princípio do holismo pressupõe, durante a realização do movimento, a integração entre o psíquico e o somático. O termo vem do grego holos, que significa “o todo”, isto e, a personalidade global do ser humano, constituída pelo pensamento (ideias), pela emoção (sentimentos), pela sensação (órgãos do sentido), pela ação (deslocamentos e posições) e pela transcendência (vida espiritual).
O princípio de ludicidade, por sua vez, procura garantir o prazer, a fruição e a alegria durante a realização dos movimentos. Está ligado a recreação, aos jogos, as brincadeiras, ao estado de fruição do ser humano, a felicidade.
4. preconiza a realização do movimento de forma leve, lenta e suave. *
A) Princípio da suavidade
B) Princípio do holismo
C) Princípio da ludicidade
Respostas
respondido por:
0
Eu acho que é a letra B
respondido por:
0
Resposta:
b
Explicação:
n tebnho certeza
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás