Nas cidades da Roma antiga conviviam culturas e povos. Em suas ruas, era possível escutar dezenas de idiomas que se misturavam com aromas de comidas de todo o mundo. Nos tempos do politeísmo, os diferentes deuses se confundiam e se multiplicavam. As viagens eram frequentes e, muitas vezes, longas. No entanto, uma recente descoberta pode ampliar ainda mais essas fronteiras. Uma equipe do Museu de Londres investigou as origens de 22 indivíduos que foram enterrados em um antigo cemitério situado ao sul da cidade, utilizado entre os séculos II e IV de nossa era, e tiveram uma enorme surpresa: dois deles com quase toda a certeza provinham da Ásia – provavelmente da China. O que faziam dois chineses vivendo e morrendo na Londres romana? É um mistério que, por enquanto, a arqueologia não pode responder. Apenas notar que estiveram ali. ALTARES, Guilhermo. O que dois chineses faziam na Londres romana? El País, 30 set. 2016.
A notícia revela novas descobertas arqueológicas em Londres que datam da época do Império romano e indicam que existiam chineses na cidade. Tal descoberta nos leva a crer que existiam contatos, possivelmente comerciais, entre os povos do ocidente e do extremo oriente. Assim: Escolha uma opção:
a. a História é uma disciplina que não dialoga com a Arqueologia, portanto, não é possível tirar conclusões sobre as questões colocadas.
b. a presença de chineses em Londres confirma o controle do oriente sobre o ocidente na Antiguidade.
c. é possível perceber que o Império Romano se contentou em manter-se preso ao contato com os povos da Europa ocidental.
d. podemos afirmar que existia uma integração entre as sociedades ocidental e oriental durante a Antiguidade.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
jshs s aojssvjs8sjwbis8syd wis7vs disse é s9sgs ebwosyd é ejs8dve ekw8syd é e8w8sd r kw8s demais r me8wus d rkw8sd ro d r wkiwye r wkydd r wke
Isabela2309:
Se n for ajudar n precisa atrapalhar
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás