Durante os últimos anos da escravidão no Brasil, algumas leis foram criadas para tentar proteger os escravos. Uma delas, chamou-se Lei Eusébio de Queirós.
O que esta lei dizia?
Respostas
Resposta:
Ela proibiu o tráfico de escravos de escravos da África para o Brasil, entretanto, não impediu que os escravos que já estivessem aqui continuassem sendo escravizados
Explicação:
A concepção de que a abolição da escravidão por meio da Áurea e o fim do tráfico de escravos por meio da Lei de Eusébio de Queirós foi para tentar "proteger" os escravos é, inclusive, errada. A escravidão no Brasil foi abolida por pressões externas: A inglaterra estava tentando expandir o seu mercado, por isso precisava que um mercado consumidor. Ela queria que a escravidão no Brasil acabasse e que após isso os escravos virassem trabalhores salariados, uma que trabalhadores salariados podem comprar seus produtos, escravos não. A inglaterra, por meio da Lei de Aberdeen, declara que qualquer navio que traficasse escravos da África para a América do Sul seria destruído, isso coloca pressão no Brasil para que ele também encerre o tráfico promulgando a lei Lei de Eusébio de Queiros, e , um ano depois, a Lei Áurea.