A FORMAÇÃO DA PÓLIS GREGA
No desenvolvimento da civilização grega, notamos
que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis
como uma das mais importantes experiências
desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua
compreensão mais simples, a pólis corresponde às
diversas Cidades-estados que se formaram no território
grego entre o final do Período Homérico e o
desenvolvimento do Período Arcaico. Contudo, como foi
possível que esse tipo de organização social e política
existisse?
A partir do século VIII a.C., os gregos organizaram-se
em várias cidades independentes, conhecidas como
pólis. Apesar de compartilharem a mesma língua e a
mesma base religiosa, cada pólis tinha seus próprios
costumes, seu governo, suas leis, seu calendário e sua
moeda. Essas poleis (plural de pólis) tinham uma área
urbana e uma rural. A área urbana, conhecida como
acrópole, que significa cidade alta (akrós = “alta”, pólis =
“cidade”), era fortificada e nela ficavam o centro
comercial e toda a fabricação artesanal (roupas,
calçados, cerâmicas e armas). Já na área rural
funcionavam as atividades agropastoris, como a criação
de ovelhas, porcos, cabras e cavalos e o cultivo de trigo,
cevada, oliveiras e videiras.
Pólis grega, o mesmo que cidade-Estado, foi o resultado
da união de várias tribos que originou um agrupamento
social e urbano mais complexo. A polis marcou a história
política da Grécia e da Antiguidade clássica. Ficou
conhecida como o nome genérico das cidades gregas,
mas ela possuía um significado mais amplo, pois
englobava a organização social, política, civil, religiosa e
moral da cidade-Estado. Era o centro cultural,
econômico, religioso e político da região em que se
inseria. Sua organização se dava da seguinte forma:
Acrópole: ponto mais alto da cidade grega. Além de
servir como defesa e simbolizar a unidade territorial,
nela situavam-se os templos, ágora (praça central) e
asty (mercado).
Território agrícola: habitado por famílias camponesas
que garantiam sua subsistência. (A base do
desenvolvimento desses centros urbanos era a
produção agrícola, por isso a necessidade de terra fértil
e mão de obra).
Núcleo urbano: formado pelo pequeno comércio,
oficinas de artesãos e o porto, que possibilitava
comercializar com o exterior.
Cada cidade-Estado na Grécia antiga, apesar de
manter transações comerciais com suas vizinhas, vivia de
acordo com suas próprias leis. No início de sua
organização política, o sistema vigente era a monarquia,
na qual o rei (que tinha poder absoluto) governava com
a ajuda de conselheiros. Posteriormente, algumas
cidades-estados adotaram a oligarquia como forma de
governo. Nela, o poder político deixava de ser
centralizado em um rei e passava a pertencer a um
pequeno grupo de pessoas, geralmente aristocratas.
Outra forma de governo foi a tirania que é uma forma
autoritária e de opressão da população. Por volta de 500
a.C. surgiu a democracia em Atenas. Sua principal
ferramenta era a Assembleia, aberta apenas aos
cidadãos (homens atenienses a partir de 21 anos de
idade). Por meio do voto, era decidido, por exemplo,
como funcionaria a política externa, que leis seriam
aprovadas ou reprovadas e como seriam administradas
as finanças da cidade.
É importante entender que a formação de pólis na
Grécia antiga proporcionou, além de uma organização
urbana e demográfica, a transformação da política,
principalmente a partir da democracia, em que não
prevalecia mais a autoridade de um único governante, e
sim a participação de um grupo de pessoas, ainda que
restrito. A pólis promoveu, portanto, um modo de vida
que viria a se tornar a base da civilização ocidental.
Colégio Estadual Machado de Assis
Prof.: João José da Mota Assunção
3o
BIMESTRE
Cada cidade-Estado tinha o seu governo e as suas
próprias leis. Podemos destacar as seguintes
cidadesestados: Atenas, Esparta, Corinto, Tebas,
Mileto...As cidades-estados gregas, em geral, evoluíram
da monarquia para a oligarquia. Atenas evoluiu da
monarquia para a oligarquia, depois para a tirania, e, por
fim, para a democracia.
A democracia ateniense era formada com a
participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de
pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria,
pois eram excluídos os estrangeiros, escravos e
mulheres.
Anônimo:
gente aki e o texto da prgunta passada para o jpv0677
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
e isso ai mesmo continua estudando ai ok
Explicação:
confia no pai
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