1) As críticas direcionadas na década de 1960 à escola e, em uma perspectiva mais ampla, ao modo pelo qual era estruturada e organizada a educação na sociedade, contribuiu para desencadear na França uma mobilização em massa, que contou com a significativa presença dos estudantes.
Como se tornou conhecida essa mobilização?
Alternativas:
a) Revolução Francesa.
b) A Comuna de Paris.
c) Maio de 68. Alternativa assinalada
d) Primavera de Praga.
e) Revolução dos Cravos.
2) O filosofar é, em suma, uma atividade de produção e de reflexão crítica de conhecimentos úteis para a vida. O filosofar que pretendemos está vinculado à história presente, ao cotidiano, à vida pulsante, aos interesses e motivações dos desafios atuais, em especial, aqueles vividos pelas crianças. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.
A partir das ideias sugeridas pelo texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As habilidades devem ser mobilizadas em contexto ou situação-problema em que são exigidos, na qual os alunos desenvolvam seu ponto de vista, seu estilo de pensamento e perspectiva de vida.
PORQUE
II. A Filosofia para Criança é um instrumento motivador à vivência infantil, com participação em temas significativos da vida, oferecendo habilidades de raciocínio com postura crítica para o exercício da cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa assinalada
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3) O professor Marcelo fez uma Comunidade de Investigação com a seguinte reportagem: um homem de 23 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30. Segundo o diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas, 11 crianças morreram (10 meninas e 1 menino) e 13 ficaram feridas (10 meninas e 3 meninos). As crianças têm idades entre 12 e 14 anos. O atirador de Realengo sofria bullying no colégio, diz ex-colega. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A prática pedagógica do professor Marcelo ilustra a habilidade de investigação, na qual em uma situação-problemas, os alunos buscarão entender as suas causas, ocorrências e consequências com intuito de solucioná-la ou criar propostas relevantes.
II. Com a situação-problema trazido pelo professor Marcelo, os alunos desenvolvem a observação para saber formular questões ou perguntas substantivas para trazer soluções coerente a situação-problema.
III. Com a Comunidade de Investigação proposta pelo professor Marcelo, os alunos constroem possíveis a questões ou perguntas com suposições e criações de alternativas com pensamento criativo.
IV. Na situação-problema trazida pelo professor Marcelo, os alunos podem buscar comprovações com argumentos consistentes, no entanto, eles precisam se dispor a autocorreção para se manter a validade da descoberta.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV. Alternativa assinalada
4) Podemos falar em converter a sala de aula em uma "comunidade de investigação" na qual os alunos dividem opiniões com respeito, desenvolvem questões a partir das ideias de outros, desafiando-se entre si para fornecer razões e opiniões até então não apoiadas, auxiliarem uns aos outros ao fazer inferências daquilo que foi afirmado e buscar identificar as suposições de cada um.
LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
A partir das ideias sugeridas pelo texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o cultivo das habilidades de pensamentos na prática pedagógica, o aluno desenvolve o pensamento da ordem superior: crítico, criativo e avaliativo.
PORQUE
II. O pensamento crítico é um pensar responsável e habilidoso que constrói argumentos de forma criteriosa; é autocorretivo ao contexto.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa assinalada
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
1 A revolução francesa
1) Essa mobilização ficou conhecida como Maio de 1968. Logo, a alternativa C é a correta.
Movimentos contraculturais como o movimento hippie tendem a questionar normas e padrões estabelecidos socialmente. O movimento contracultural ganhou destaque a partir dos anos 1960 com a ideia principal de questionar os padrões sociais e culturais vigentes no Ocidente.
Maio de 1968 foi o estopim do que se considera hoje como Nova Esquerda: uma esquerda não mais revolucionária no campo das armas, mas revolucionária nos campos cultural e educacional. É a bandeira progressista levantada não mais por proletários, mas por intelectuais e estudantes de universidades.
Hoje, mais de cinquenta anos passados, boa parte do movimento contracultural é assimilado quase que automaticamente por muitos professores, pais e alunos, fazendo com que as características da contracultura passem a ser considerados culturais em certa medida:
- a função do jovem é questionar e ter um espírito crítico.
- o trabalho não pode ser opressivo.
- o sexo deve ser livre.
Por buscar sempre a vanguarda, a contracultura escancara tais características exemplificadas quase como regras normativas para se alcançar a liberdade e a felicidade.
Vinculadas então ao prazer imediato e horror à disciplina tradicional, a felicidade e a liberdade começam um processo incessante de efetivação nestes campos, a ponto de um jovem que não questione o sexo tradicional, a cultura tradicional e o valor do trabalho seja, hoje, considerado estranho.
Inverte-se, assim, o que significa contracultura: quando a cultura tradicional é tomada pelas noções contraculturais dos anos 60, o padrão cultural e social mudam e a contracultura passa a ser a valorização da cultura tradicional anterior aos hippies.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/37388880
1) C
2) A
3) E
4) A