O Tiranossauro Rex não conseguia colocar a língua para fora Pesquisa revela que a língua da espécie era fixada na base da boca, o tornando mais parecido com os crocodilos modernos
Figura 1 - Reprodução do T. Rex, do filme Jurassic Park 2
Figura 2 – (A, B, C e D) Estudo dos especialistas comparando o osso da língua de pássaros e crocodilos – descendentes dos dinossauros.
Braços curtos e línguas paradas: o retrato do Tiranossauro Rex fica curioso a cada nova descoberta realizada por paleontólogos. Um novo estudo realizado pela Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, em parceria com a Academia Chinesa de Ciências mostra que, por conta de sua estrutura óssea, o dinossauro não conseguia colocar sua língua para fora.
A ideia ocorreu aos pesquisadores durante análises de ossos hioides, que suportam a musculatura da língua, de diferentes espécies de dinos. Em estudo publicado, a equipe envolvida explica que como os dinossauros são parentes de crocodilos e pás-saros, comparar diferentes partes dos corpos dessas categorias faz sentido do ponto de vista científico.
A língua, por exemplo, é uma das partes que há muito tem sido deixada de lado pelos paleontólogos. Como resultado, as representações de espécies como a do T. Rex, por exemplo, têm sido erradas durante todo esse tempo. "As línguas muitas vezes dão pistas importantes sobre o estilo de vida de animais extintos", disse o autor principal do estudo, Zhiheng Li, da Academia Chinesa de Ciências.
Ao analisar imagens em alta resolução dos ossos de 15 espécimes, entre eles de pássaros e crocodilos, e compará-las com as dos tiranossauros, ficou claro que a estrutura das línguas dos dinos é mais parecida com a de jacaré e crocodilos. Isso quer dizer que são simples, menores e pouco móveis.
A descoberta muda a ideia que se tinha do físico dos tiranossauros: as línguas dos espécimes não se mexiam ou faziam um movimento entre as mandíbulas deles. "Eles têm sido reconstruídos de maneira errada há muito tempo", afirmou a pesquisadora Julia Clarke, que participou do estudo. "As línguas dos dinossauros extintos eram curtas. E os crocodilos têm ossos hioides parecidos, com a língua fixada na base da boca."
Os cientistas observaram ainda que em outras espécies de dinos, como os pterossauros, por exemplo, há uma diversidade maior de ossos hioides — esses são mais parecidos com os pássaros do que os répteis.
(
A partir da leitura do texto é possível afirmar que o T. Rex que aparece na foto 1 está representado de maneira errada, pois
(a)seus braços eram maiores que os representados.
(b) a sua língua era curta e não ficava à mostra.
(c)foi divulgado um estudo sobre a foto.
(d)é parente dos crocodilos e das aves.
Respostas
respondido por:
28
Resposta:
Explicação: De acordo com o texto que foi realizado a leitura, diz que: a sua língua era curta e não ficava à mostra.
Portanto a foto da imagem 1, está errada, pois os T.Rex não ficavam com a língua a mostra, como na foto.
PauloCezar1000:
top..
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás