Respostas
O processo dura bilhões de anos, mas com o tempo o centro fica cheio de hélio (gás), e estrelas comuns não são quentes o bastante para fundi-lo. Quando o hidrogênio acaba, a estrela se compacta, levando hidrogênio adicional até áreas onde a pressão e a temperaturas são altas o bastante
Resposta:
O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia. A partir de então, ela resfria e diminui drasticamente de tamanho, transformando-se completamente em ferro.
Com essa contração, as partículas que estavam na superfície da estrela vão a altíssimas velocidades em direção ao centro, quando se chocam com o núcleo e são ejetadas para o espaço, originando elementos mais pesados que o ferro. Os gases que são liberados no espaço dão origem a uma nova nebulosa, de onde podem surgir novas estrelas.