• Matéria: Geografia
  • Autor: pabloerinque26872
  • Perguntado 5 anos atrás

Pesquise em livros, revistas, jornais e internet, por quais motivos os venezuelanos deixaram seu pais?​

Respostas

respondido por: ALMEIDA0952
1

Explicação:

a foto acima é a resposta!! Bons estudos! se possível me marca com a melhor resposta :)

Anexos:
respondido por: verginialopes19
0

Explicação:

A imigração venezuelana para o Brasil resulta do cenário de crise em que vivem os venezuelanos. Essa crise perpassa questões políticas, econômicas e sociais. A porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil é o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela.

Resumo

A crise vivida pelos venezuelanos é noticiada pelos principais jornais do mundo, que apontam os problemas políticos e econômicos enfrentados pelo governo da Venezuela. O país é governado atualmente pelo presidente Nicolás Maduro, que enfrenta um forte descontentamento da população em relação a sua gestão. Maduro assumiu o governo do país com o propósito de dar continuidade às políticas de seu antecessor, Hugo Chávez. Contudo, a Venezuela vivia tempos difíceis no ano de 2013, quando Maduro tomou posse como presidente. Com uma inflação que ultrapassava 800% ao ano e barris de petróleo apresentando altas em seu preço, o país viu-se imerso em um colapso econômico, que resultou em uma dramática crise humanitária. Faltavam no país insumos básicos para a sobrevivência. Os supermercados não atendiam a população. Faltavam alimentos e medicação. Por causa dessa triste realidade, milhares de venezuelanos decidiram migrar para outros países à procura de trabalho e de melhores condições de vida.

Um dos principais destinos dos venezuelanos é o Brasil. Atualmente, o território brasileiro recebe milhares de pessoas, que buscam oportunidades de inserção no mercado de trabalho e melhor qualidade de vida. Porém, esse intenso fluxo migratório desencadeou diversos problemas em território nacional, principalmente porque a maioria dos imigrantes concentrou-se em um único estado, Roraima.

Crise política e econômica na Venezuela

Com a morte do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, o governo do país foi assumido no ano de 2013 por Nicolás Maduro. O objetivo de Maduro era manter a mesma política adotada por Chávez, no entanto, ele se deparou com uma realidade no país completamente diferente do cenário vivido pelo seu antecessor.

A Venezuela apresentava uma inflação que ultrapassava 800% ao ano. Os barris de petróleo estavam com preços acima de média. Supermercados elevaram os preços dos produtos exorbitantemente e também passaram a não atender a população por causa da falta de produtos. A instabilidade política, o forte autoritarismo do presidente, o consequente descontentamento da população, a falta de insumos básicos para a sobrevivência, o alto índice de desemprego e miséria deram início a um colapso socioeconômico na Venezuela.

Inúmeros protestos da população contra o governo de Maduro ocorreram na Venezuela.*

Inúmeros protestos da população contra o governo de Maduro ocorreram na Venezuela.*

Causas da imigração venezuelana para o Brasil

,

Perguntas similares