explique como ocorre o método contraceptivo conhecido como tabelinha e por que mulheres com o ciclo menstrual irregular nao pode utilizar esse metodo(faça um esquema explicando)
Respostas
Resposta:
A tabelinha, também conhecida como Ogino-Knaus, é um método contraceptivo comportamental que se baseia em cálculos que permitem à mulher saber qual é o seu dia fértil, ou seja, o dia da sua ovulação. É um método que pode gerar muitas falhas, principalmente se o ciclo menstrual da mulher em questão é desregulado.
Todos sabemos que o ciclo menstrual possui aproximadamente 28 dias e que o 1º dia do ciclo corresponde ao 1º dia da menstruação. Na metade do ciclo, entre o 12º e o 16º dia, ocorre a chamada ovulação, que é o momento em que o óvulo é liberado nas tubas uterinas. A mulher que faz uso do método da tabelinha não deve ter relações sexuais nos dias próximos ao período de ovulação, a não ser que outro método contraceptivo seja usado nesse período
Explicação:
Supondo que o ciclo menstrual mais longo tenha 35 dias e o ciclo mais curto tenha 26 dias, temos:
Início do período fértil = 26-18 = 8º dia.
Fim do período fértil = 35- 11= 24º dia.Sendo assim, de acordo com o exemplo, a mulher não poderá ter relações sexuais entre o 8º e o 24º dia do seu ciclo menstrual. Observe a seguir que o período de abstinência sexual é muito grande, isso porque, no nosso exemplo, há uma mulher com ciclo muito irregular. Quanto mais regular o ciclo, menor o período de abstinência.
Os dias marcados com