LEIA O CONTO OS PORCOS DE JULIA LOPES DE ALMEIDA E RESPONDA AO QUE SE PEDE:
O conto narra a gravidez e o conflito de uma moça chamada Umbelina e seu pai. Explique a causa desse conflito.
Caracterize Umbelina do ponto de vista de sua aparência física, de sua condição social e de seu estado psicológico, com base nos elementos fornecidos pelo texto.
O espaço onde ocorre o conto é um aspecto fundamental. Como ele pode ser caracterizado? Que sensações a presença constante dos porcos causam em Umbelina?
A passagem do tempo no conto é cronológica. Como ela acontece?
Em qual trecho do conto há a revelação de que a cabocla Umbelina amava o filho?
Há um momento no conto em que a protagonista se desespera: “ Onde se esconderia o grande Deus, divinamente misericordioso, de quem o padre falava na missa do arraial em termos que ela não atingia, mas que a faziam estremecer? ”. Umbelina se sentiu impotente, desprotegida e abandonada nesse momento, pois nem seu pai e tampouco o seu Deus pareciam importar-se com ela e seu filho. Por que ela se sentia assim?
No trecho “Ninguém pode fugir ao seu destino, diziam todos; estaria então escrito que a sua sorte fosse essa que o pai lhe prometia – de matar a fome aos porcos com a carne da sua carne, o sangue do seu sangue?!” Fica claro que Umbelina tinha crenças de uma pessoa de pouca instrução. Em sua opinião, por que Umbelina não lutou contra a imposição do pai?
OS PORCOS
A Arthur Azevedo
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás