2. Dado o objetivo do texto, ele deve trazer um certo tipo de informações. Que informações são
essas? Exemplifique no caderno.
3. Uma das estratégias utilizadas pelo autor para destacar características da Islândia é propor dife-
rentes nomes para o país. Explique por quê.
4. Na revista em que o texto foi publicado originalmente, a reportagem é introduzida por uma fo-
tografia que ocupa duas páginas. Observe:
Respostas
Resposta:
Olá,
2- Espera-se que o texto traga informações sobre as características da Islândia. Isso realmente é feito pelo autor em diversos momentos. Alguns deles são os seguintes: “...nenhum outro lugar reúne tantas e tão diversas manifestações da natureza como a Islândia. É possível encontrar ao cabo de apenas um dia de viagem, gêiseres, cataratas, vulcões, geleiras, fiordes, cavernas, lagos de águas turquesas e fonte termais [...] espremidos num território de pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados...”; “A Islândia é o país mais novo da Terra, não em termos geopolíticos, mas geológico”; “... as galeiras cobrem 12% da superfície”; “... está dividido ao meio por uma falha geológica e abriga 40 vulcões ativos e mais de mil inativos...”; “A Islândia é a nação com a maior quantidade de gêiseres, os esguichos de água quente que brotam da terra quando a água das geleiras escorre para o subsolo e encontra o magma, a massa rochosa em permanente fusão abaixo da crosta terrestre.”
3- O autor parte do significado do nome do país para destacar um dos aspectos definidores da Islândia: é um lugar gelado. Como lá também há um grande número de vulcões e gêiseres, José Ramalho comenta que também seria possível denominar o país Fireland ou Geiserland. Esse recurso destaca, para os leitores do texto, características definidoras da natureza do país apresentado.
4- A) Sim. A Islândia, como o nome indica, é a “terra do gelo”.
B) A relação é estabelecida com o 2° parágrafo do texto, que vai de “O ponto de partida de Viagem ao centro da Terra...” até “... escondia o acesso às misteriosas entranhas do nosso planeta”.
C) A imagem mostra um homem caminhando em direção ao que parece ser o “centro” da geleira. Evoca, portanto, o parágrafo inicial da obra de Júlio Verne, referida pelo repórter. Na verdade, pelos comentários feitos no 2° parágrafo, José Ramalho deixa clara a influência do romance Viagem ao centro da Terra na imagem que fazia da Islândia.
Espero ter ajudado ;)