A União Ibérica (1580-1640) caracterizou-se quando Filipe II invadiu Portugal com suas tropas e assumiu a coroa portuguesa, unindo Portugal e Espanha. No contexto da União Ibérica, não é correto afirmar: *
a)Em 1640 terminou o domínio espanhol, através do movimento liderado pelo Duque de Bragança. O duque foi coroado monarca de Portugal, dando início à dinastia de Bragança.
b)Neste período, Tratado de Tordesilhas não teve nenhum efeito entre os limites territoriais portugueses e espanhóis na América. Isto favoreceu o avanço português para o interior da colônia.
c)O principal motivo da União Ibérica foi a tentativa da França de anexar a Espanha ao seu território. A união do exército espanhol com o exército português conseguiu afastar esta ameaça.
d)Os holandeses invadiram o Nordeste neste período e dominaram Pernambuco, pois os espanhóis não estavam permitindo o contato comercial dos holandeses com os produtores de açúcar.
Respostas
respondido por:
3
LETRA (C)
A questão remete a União Ibérica, 1580-1640, através da submissão da coroa portuguesa e suas colônias pela coroa espanhola que era governada por Filipe II da dinastia de Habsburgo.
Em 1578 morreu Sebastião, rei de Portugal e o cardeal Henrique assumiu o trono. Após a morte do rei Henrique, a Espanha conseguiu realizar um velho sonho, unir as coroas ibéricas. Esta "união" gerou mudanças na Europa e no Brasil.
O Tratado de Tordesilhas perdeu o sentido, a Holanda através da Companhia das Índias Ocidentais invadiu o Brasil em 1624 na Bahia (fracassou) e Pernambuco em 1630.
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás