Respostas
Resposta:
Boa tarde friend! Tudo bem ?
A resposta correta para esta questão seria:
O relevo oceânico é uma parte importante para os nossos oceanos e para a sua dinâmica.
Pontos quentes e formação de ilhas:
Grande parte das erupções vulcânicas acontece perto dos limites das placas tectónicas, principalmente dos limites divergentes ou seja zona de Rift.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Bons estudos :)
Olá!
Resposta:
Qual a importância (social, econômica, ambiental) do relevo oceânico?
A vida como conhecemos é impossível sem a existência da água, seja ela salgada, seja ela potável, doce. As primeiras formas de vida no planeta surgiram no oceano, mesmo que de forma primitiva e com baixo desenvolvimento celular.
Além disso, os oceanos são extremamente importantes pelos recursos disponibilizados para a sociedade humana. Alguns desses recursos são estratégicos, importantes para a economia de determinados países. Com isso, a exploração oceânica aumentou consideravelmente no último século, sem contar a poluição com os materiais não biodegradáveis, como plásticos e metais.
Os recursos disponíveis nos oceanos são fundamentais para nossa sobrevivência. Quase um terço das reservas de petróleo e gás natural estão em áreas marítimas. Nos Estados Unidos, o maior produtor de petróleo do mundo, de acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), grande parte do “óleo negro” está no sul da Califórnia, na plataforma continental e no Golfo do Texas, o maior produtor do país.
Os oceanos também servem para gerar energia nas áreas litorâneas com escassez de recursos hídricos de água doce, ao utilizarmos a força das marés. A disponibilidade de animais e plantas contribuem para a alimentação humana com ômega 3, que é um item extremamente saudável aos humanos.
Explicação:
Os oceanos podem ser definidos como imensos corpos de água salgada que ocupam as depressões da superfície da crosta terrestre em nosso planeta. Eles constituem mais de 97% de toda a água que existe no globo, sendo essenciais para o equilíbrio entre a vida na terra e a vida marinha.
Nos oceanos estão as grandes correntes marítimas, que auxiliam na formação de precipitação devido à evaporação das águas em todo o mundo, além de contribuírem para as dinâmicas climáticas nos diferentes lugares da Terra, o que pode ser assustador, como a formação de tufões e furacões.
Para tornar mais fácil a compreensão sobre os oceanos, a ciência dividiu-os em cinco, levando em consideração sua localização geográfica, e variação climática e de latitude.
Oceano Pacífico: é o maior dos oceanos, com uma aproximada extensão de 146,5 milhões de km². Devido ao seu tamanho, apresenta diferentes condições climáticas e variadas temperaturas. Atinge o oeste da América, o sul da Antártida, a Oceania e o leste asiático.
Oceano Atlântico: considerado o segundo maior oceano, é um divisor natural entre os continentes americano, europeu e africano. Devido à Linha do Equador, é chamado de Atlântico Norte (Hemisfério Norte) e Atlântico Sul (Hemisfério Sul).
Oceano Índico: no ranking de extensão territorial, é o terceiro maior, banhando o leste do continente africano, o sul da Ásia, o oeste da Oceania, e parte da Antártida.
Oceano Glacial Antártico: é localizado no extremo sul do planeta, também conhecido como Oceano Austral. Ele é a junção das águas dos três maiores oceanos do mundo (Pacífico, Atlântico e Índico), que chega até a Antártida.
Oceano Glacial Ártico: localiza-se lo Polo Norte do planeta, sendo formado por águas congeladas e/ou águas com baixas temperaturas devido ao ângulo de inclinação da Terra e à baixa insolação nessa região.
Espero ter ajudado ;)
Bons estudos.