origem e desenvolvimento das leis judaicas: Moisés o legislador.
A Bíblia narra a história do povo hebreu nos livros de Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (é conhecido popularmente como pentateuco). Todos foram escritos por Moisés como uma maneira de promover a identidade cultural, política e moral do povo judeu. Na obra de Gêneses há três eventos fundamentais para a consolidação do judaísmo. Primeiro, a criação do mundo e queda da humanidade na figura de Adão. Esse episódio marca a inauguração do pecado, que simboliza a morte física e espiritual. Dessa forma, o pecado é interpretado como uma ruptura entre homem e Deus. O segundo evento é a história de Abraão. Abraão é o patriarca dos hebreus. A partir do capítulo 12 de Gêneses observamos o desenvolvimento da figura de Abrão. Homem idólatra, mentiroso, pobre, estéril e fraco na fé, que, após um longo itinerário, transforma-se em um dos exemplos de fé dito pelo apóstolo Pedro (ou Lucas, pois esse livro não tem autor definido) na Carta aos Hebreus, 11. Inclusive aparece entre os heróis da fé, com o título “de pai da fé” (v, 8).
Abraão era estéril, mas creu na promessa que Deus faria de si uma grande nação. Já velho, concebeu Isaque, o filho da promessa. Isaque gerou Esaú e Jacó. Esaú é o rei dos edonitas e Jacó dos israelitas. Jacó ou Israel teve duas esposas, Lia e Rebeca. Da primeira nasce José, o caçula, que desperta o furor de seus irmãos após revelar seu sonho (nesse, José mandaria nos seus pais e irmãos) e, por isso, é vendido como escravo no Egito. Na parte final do livro de Gêneses assistimos a conciliação de José com seus irmãos e multiplicação do povo hebreu na terra do Egito.
O livro do Êxodo inicia com Moisés relatando o sofrimento do povo hebreu, já que esse vivia como escravo no Egito. A servidão e a humilhação eram recompensados pelo aumento do número de hebreus que, após alguns séculos, segundo a Bíblia, se tornaram mais numerosos do que os egípcios. Esse, inclusive, era o temor de Faraó. Durante 430 anos os hebreus viveram sob jugo dos egípcios, até Deus enviar Moises para libertá-los. A Bíblia relata os feitos de Deus realizados por intermédio de Moisés. Foram 10 pragas, do rio Nilo se transformar em sangue até a morte dos primogênitos. Assim, os hebreus saíram da servidão egípcia. Por 43 anos perambularam pelo deserto. Até chegarem a Canaã. A terra prometida por Deus a Abraão.
No entanto, antes de Josué tomar a terra “que mana leite e mel”, Canaã, Moisés instituiu as leis, os “Dez mandamentos”, por quê?
R:____________________________________________________
______________________________________________________
Quais são os “Dez mandamentos”?
R:____________________________________________________
______________________________________________________
Respostas
respondido por:
0
honrar a tua mãe e o teu pai para que teus dias se prolongue na terra
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás