Respostas
Resposta:
refere-se à Paz de Madrid, tratado assinado entre Portugal e França em 29 de setembro de 1801 como uma retificação da Paz de Badajoz, acordo assinado entre Portugal e a aliança entre França e Espanha, em 6 de junho de 1801, para pôr um fim a chamada Guerra das Laranjas.
este primeiro acordo previa, entre vários artigos, o fechamento dos portos portugueses à Grã-Bretanha, a perda da região lusa de Olivença para os espanhóis e uma indenização a Portugal pelas perdas sofridas durante a guerra.
no entanto, Napoleão não aceitou os termos iniciais do tratado e não o assinou, o que levou a novas negociações, até que se assinasse um novo tratado em Madrid no fim do mesmo ano de 1801.
neste se estabeleceu a paz entre as nações e que Portugal teria que pagar uma indenização de um milhão de francos à França.
"tendo-se ajustado felizmente a paz entre a Coroa de Portugal, e a República francesa, remeto a vossa senhoria a cópia do artigo que fixa as épocas em que devem cessar as hostilidades, para que vossa senhoria o ponha em execução, publicando logo a boa inteligência, e a amizade entre as duas potências. também remeto a vossa senhoria a cópia dos artigos, que dizem respeito aos limites com os domínios franceses na parte mais setentrional do Brasil. E como temos ainda alguma esperança, que no congresso, que se vai juntar em Amiens, para um tratado definitivo da paz geral, se possa conseguir alguma vantagem a nosso favor sobre estes limites, deve vossa senhoria suspender tudo o que diz respeito a este objeto, até que se nomeiem comissários de ambas as partes para esta demarcação, e até que desta Corte se deem a vossa senhoria as instruções necessárias para a execução do que se acha estipulado sobre os limites das duas potências.
deus Guarde a vossa senhoria. Mafra, em 16 de novembro de 1801."
espero ter ajudado.