O lirismo trovadoresco das cantigas de amor e de amigo, característico da Idade Média, sofreu algumas modificações ao longo do tempo, mas se faz presente ainda hoje em composições de vários autores da Música Popular Brasileira.
Abandonada
(Fafá de Belém)
Abandonada por você
Tenho tentado te esquecer
No fim da tarde uma paixão
No fim da noite uma ilusão
No fim de tudo, a solidão...
Apaixonada por você
Tenho tentado não sofrer
Lendo antigas poesias
Rindo em novas companhias
E chorando por você...
Mas você não vem
Nem leva com você
Toda essa saudade
Nem sei mais de mim
Onde vou assim,
Fugindo da verdade?
Abandonada por você
Apaixonada por você
Sem outro porto ou outro cais
Sobrevivendo aos temporais
Essa paixão ainda me guia...
Abandonada por você
Apaixonada por você
Eu vejo o vento te levar
Mas tenho estrelas pra sonhar
E ainda te espero todo dia...
Mas você não vem
Nem leva com você
Toda essa saudade
Nem sei mais de mim
Onde vou assim,
Fugindo da verdade?
Abandonada por você
Apaixonada por você
Sem outro porto ou outro cais
Sobrevivendo aos temporais
Essa paixão ainda me guia...
Abandonada por você
Apaixonada por você
Eu vejo o vento te levar
Mas tenho estrelas pra sonhar
E ainda te espero todo dia.
Cantiga
(D. Sancho I)
Ai eu coitada!
Como vivo en gran cuidado
por meu amigo
que ei alongado!
Muito me tarda
o meu amigo na Guarda!
Ai eu coitada!
Como vivo en gran desejo
por meu amigo
que tarda e non vejo!
Muito me tarda
o meu amigo na Guarda!
alongado – que se encontra longe de mim
Guarda – cidade de Portugal
A partir do paralelo entre a música Abandonada, de Fafá de Belém e a cantiga de D. Sancho I, é possível afirmar que os dois textos:
A) diferenciam-se por apresentarem estruturas diferentes: o segundo texto utiliza o recurso do paralelismo, característico do trovadorismo, enquanto que o primeiro não recorre a este recurso.
B) são cantigas de amor por apresentarem a voz masculina predominante, declarando seu amor não correspondido.
C) distanciam-se por apresentarem eu líricos diferentes: feminino, em uma delas, e masculino em outra.
D) assemelham-se por serem cantigas de amigo, cuja presença da figura de um confidente dialoga com o eu lírico.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
acho que é a A
Explicação:
As outras opções não encaixam
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás