• Matéria: Artes
  • Autor: mayaravalero
  • Perguntado 5 anos atrás

A base para um bom filme é um roteiro bem estruturado, repleto de elementos que possam estimular.
intrigar, provocar e emocionar o espectador. O roteirista deve apresentar profundo conhecimento de
seus personagens e um controle completo sobre o que eles fazem e o que acontece com eles.
Qual o modelo de roteiro proposto por Syd Field?
O a. Ato I - Apresentação; Ato II - Avaliação; e. Ato III - Retorno.
O b. Ato 1 - Preparação: Ato II - Avaliação; e. Ato III - Finalização.
O c. Ato I - Avaliação; Ato II - Confrontação; e. Ato III - Finalização.
O d. Ato I - Preparação; Ato II - Confrontação; e, Ato III - Finalização.
O e. Ato 1 - Apresentação: Ato II - Confrontação; e. Ato III - Resolução.

Respostas

respondido por: alinovik
10

Resposta:

d.  

Ato I – Apresentação; Ato II – Confrontação; e, Ato III – Resolução.

Explicação:

ATO 1 – APRESENTAÇÃO

O roteiro apresenta personagens e contexto – aquilo que “segura” a história. Para Field, os dez minutos iniciais são essenciais para capturar a atenção e introduzir personagens e mundo diegético ao espectador. O roteirista tem aproximadamente trinta páginas para apresentar a história, os personagens, a premissa dramática, a situação (as circunstâncias em torno da ação) e para estabelecer os relacionamentos entre o personagem principal e as outras pessoas que habitam os cenários de seu mundo.

ATO II – CONFRONTAÇÃO

O personagem principal enfrenta obstáculo após obstáculo, que o impedem de alcançar sua necessidade dramática. Apresentado o protagonista e sua “coisa” (aquilo que ele busca ou que cerca o desenvolvimento da trama) o ato II consiste em desenvolver a busca pelo que move o personagem ao longo do filme. Todo drama é conflito. Sem conflito não há personagem; sem personagem, não há ação; sem ação, não há história; e sem história, não há roteiro.  

ATO III – RESOLUÇÃO

Resolução não significa fim; resolução significa solução. Para Field, fim é a última cena, não o último ato. E nenhuma história pode ser encerrada em 5 ou 10 minutos. O roteiro precisa ser trabalhado para conduzir as personagens e a trama ao seu final, e deve levar o espectador junto. Esse conjunto, que para o autor consome os 25% finais da história, é resolução. O Ato III resolve a história; não é o seu fim. O fim está DENTRO desse ato. Field também se preocupa em entender como, exatamente, acontece a passagem de um ato para outro. Para o autor, ele NORMALMENTE não acontece espontaneamente. Ele identifica o que chama de “pontos de virada” para estabelecer o fim de um ato e o início de outro.

Perguntas similares