3)
A noção de agente de letramento está apoiada na premissa de que vir a ser um professor de alfabetização ou um agente envolve questões identitárias relacionadas à aquisição e ao uso da leitura e escritura. Num quadro social que valorize as práticas locais dos grupos minoritários, uma forma de legitimação das práticas do professor envolve a transformação das estratégias dos cursos universitários a fim de educar professores para virem a ser agentes capazes de agir em novos contextos com novas idéias sobre letramento. Nossa pesquisa visa, em última instância, contribuir para essa transformação.
Fonte: KLEIMAN, A. B. Professores e Agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia, 2007.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O professor tem como função também ser um agente do letramento, ou seja, tem a função de inserir seus alunos no mundo do letramento.
( ) Ser um agente do letramento também envolve questões identitárias em relação ao uso da leitura e da escrita. Isto é, a experiência do próprio professor com a leitura e a escrita influenciam em como esses professores lidam com o letramento em sala de aula.
( ) Os professores não são considerados agentes do letramento, pois o letramento não acontece no contexto da escola, apenas no contexto familiar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
Alternativa assinalada
c)
V - F - F.
d)
F - F - F.
e)
F - V - F.
4)
Leia o trecho a seguir.
"Alguns estudos têm mostrado que as relações e mediações ocorridas entre indivíduos e grupos sociais e o mundo da cultura escrita são muito mais complexas. Essas pesquisas revelam que grupos tradicionalmente associados à oralidade e que, por muito tempo, encontravam-se dissolvidos em substantivos que, por sua própria carga discursiva, tendiam a homogeneizá-los – como “povo”, “mulheres”, “dominados”, “excluídos”, “negros”, “nordestinos” – utilizavam táticas e, de maneiras particulares (nem sempre coincidentes com as que predominavam em outros grupos sociais “naturalmente” vinculados ao mundo letrado), inseriam-se em práticas de letramento".
Fonte: GALVÃO, A. M. O. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 115-142, dez. 2002.
A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. A relação de cada pessoa com o mundo da escrita não é igual, porém mesmo as comunidades com tradição oral são inseridas no letramento e cabe ao professor ter a sensibilidade de inseri-los nesse mundo.
II. Segundo o texto, as comunidades com tradições mais orais não são capazes de se inserir em práticas de letramento, pois esse se refere apenas as práticas em que a escrita é dominante.
III. As sociedades com tradições orais também são inseridas no letramento, pois qualquer prática em que a escrita esteja presente já se considera letramento, como a leitura do letreiro de um ônibus ou do cardápio de um restaurante.
Agora, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I está correta
b)
Apenas a afirmativa II está correta.
c)
Apenas a afirmativa III está correta.
d)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
Resposta corrigida pelo AVA: 3- B; e 4- E .......16/11/2020
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
3. a resposta correta é V - V - F
4. a resposta correta é: e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás