Respostas
Resposta:
1 - Na hora de comprar, questione e avalie bem a sua decisão, adquira apenas o necessário. Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens. Não compre aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar.
2 - Informe-se sobre a origem e o destino dos produtos que você consome. Busque informações sobre como e por quem foram produzidos. Produtos feitos com métodos sustentáveis e em uma relação de emprego saudável ajudam a cadeia produtiva a ser mais responsável e minimiza os impactos no meio ambiente.
3 - Evite deixar equipamentos ligados quando não for necessário e na compra de eletrodomésticos busque informações sobre a política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos de baixo consumo de energia.
4 - Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, que economizam até 80% de energia e garantem a mesma luminosidade.
5 - Ao comprar móveis, fique atento se a madeira é certificada, assim você evita o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica.
6 - Mesmo que seu bairro não possua coleta seletiva, separe o lixo e encaminhe o lixo reutilizável para os pontos de coleta. Reciclar é uma maneira de contribuir para a redução da degradação ambiental.
7 - Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza e priorize produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.
8 - Reduza o tempo de banho, ligue a máquina de lavar roupa apenas com a carga cheia e não deixe torneiras pingando.
9 - Sempre que puder deixe o carro na garagem. Transporte coletivo, bicicleta ou ir caminhando aos compromissos são as formas mais baratas e que menos agridem o meio ambiente.
10 - Em supermercados e feiras, recorra as sacolas de pano ou caixas ao invés das sacolinhas plásticas.