Considere as afirmações sobre o surgimento das correntes migratórias mencionadas no texto. I. A política imigracionista atendia à necessidade de substituição da mão-de-obra escrava e à crescente demanda da empresa cafeeira.II. A Lei Eusébio de Queirós favoreceu a fixação dos imigrantes ao lhes possibilitar a compra de terras públicas.III. Segundo a concepção dos defensores da política imigracionista, a presença de europeus favoreceria o branqueamento da sociedade brasileira.IV. Governos europeus, no fim do século XIX, subsidiaram integralmente a vinda de camponeses ao Brasil São corretas SOMENTE: * 1 ponto a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e IV e) I, III e IV
Respostas
respondido por:
0
Sobre o surgimento das correntes migratórias, temos que a alternativa correta é a letra: b) I e III.
I. Correta. Uma das finalidades da política imigracionista consiste no atendimento à necessidade de substituição da mão-de-obra dos escravos, considerando o contexto cafeeiro do país.
II. Incorreta. A Lei Eusébio de Queirós colaborou para que os imigrantes pudessem se fixar e também comprar terras de domínio público.
III. Correta. Para os que defendiam a política imigracionista, os europeus no país poderiam auxiliar no branqueamento da sociedade brasileira.
IV. Incorreta. Não ocorreram subsídios por parte dos governos europeus para a vinda de camponeses ao Brasil.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás