Respostas
Resposta: Esta fase foi marcada pela extrema falta de segurança e estabilidade na sociedade, desde o século V até o século IX. Neste período houve o avanço dos povos germanos, vinculados aos Reinos Germânicos. Eles se estabeleceram na área de fronteira do Império Romano e ficaram popularmente conhecidos como bárbaros. Não dominavam o latim e eram forasteiros. Diversos reinos germânicos foram estabelecidos neste período e localização.
Nesta época, o reino mais forte era o dos Francos, que dominava a Europa Ocidental. Também havia um papel muito importante na sociedade que era exercido pela Igreja Medieval, que se apresentava como Sacro Império e estava melhor estruturada, cuidando das bases do cristianismo e combatendo o paganismo.
A formação do feudalismo aconteceu no século V, com uma estrutura própria que deu origem ao Sistema Feudal, ocupando um espaço deixado pelo Império Romano.
Veja: Civilização Romana
Na área de Constantinopla, instaurou-se o Império Bizantino, que perdurou durante toda a era medieval e conseguiu responder à altura a todos os ataques bárbaros. As Guerras Santas travadas por Maomé resultaram no Islã, no Oriente Médio, em 630. Surgiram, assim, os árabes e o islamismo, que foi crescendo até ocupar um amplo território, em locais da África, Europa e Ásia.
Explicação: