• Matéria: Saúde
  • Autor: lucianogga258456asdf
  • Perguntado 5 anos atrás

O domínio da anatomia dentária humana figura como um grande desafio ao cirurgião-dentista. os erros de diagnóstico e plano de tratamento são as principais causas de falhas do tratamento endodôntico, seguidas imediatamente pela falta de conhecimento acerca da anatomia da cavidade pulpar. Portanto, o operador deve conhecer a anatomia interna dos diversos grupos dentais, capacitar-se para poder realizar o acesso livre e direto aos canais radiculares. A paciente M.S.O, relatou dor crônica espontânea na região do dente 13, não conseguindo dormir à noite, devido a esta dor. A dor aliviava com água gelada e aumentava com substâncias quentes. O exame clínico mostra a coroa hígida dente 13, paciente relatou trauma neste dente há dois anos. No exame radiográfico foi observada lesão periapical. Os testes de sensibilidade ao frio se mostram negativo, indicado o diagnóstico de necrose pulpar. Foi indicado o tratamento endodôntico deste dente. É necessário iniciar o planejamento de acesso endodôntico com base na anatomia do dente em questão antes de realizar o tratamento proposto.

Em relação a anatomia e as características de acesso endodôntico do dente 13. Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
A forma da coroa deste dente é triangular, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, a direção de trepanação será de 45º em relação ao longo eixo do dente.

b.
A forma da coroa deste dente é trapezoidal, características da raiz é de sentido vestibulopalatino é inclinada 10° com a vertical, o número de canais normalmente é de 02 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, , a direção de trepanação será paralela ao longo eixo do dente com leve inclinação para palatina.

c.
A forma da coroa deste dente é ovalada, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, a direção de trepanação será de 45º em relação ao longo eixo do dente.

d.
A forma da coroa deste dente é trapezoidal, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será elíptica, a direção de trepanação será paralela ao longo eixo do dente com leve inclinação para palatina.

e.
A forma da coroa deste dente é trapezoidal, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, a direção de trepanação será de 45º em relação ao longo eixo do dente.

Respostas

respondido por: kelysouzaks
6

Resposta:

A forma da coroa deste dente é trapezoidal, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, a direção de trepanação será de 45º em relação ao longo eixo do dente

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

respondido por: vinif01
2

Resposta:

A forma da coroa deste dente é trapezoidal, características da raiz é de cônica-piramidal com leve desvio apical para distal, o número de canais normalmente é de 01 canal, forma de contorno do acesso será ovalada, a direção de trepanação será de 45º em relação ao longo eixo do dente. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares