Em 1548, Portugal instituiu o Governo-Geral no Brasil. A respeito dessa forma de governo, assinale a alternativa correta: *
O Governo-Geral, pôs fim ao sistema de Capitanias Hereditárias.
Portugal, ao adotar o Governo-Geral, tinha como objetivo centralizar a administração colonial.
São Vicente, localizada no litoral do sul de São Paulo, tornou-se a primeira capital do Brasil.
Respostas
Olá, tudo bem?
O Governador-Geral, que era especialmente escolhido pelo próprio Rei de Portugal, representava, no Brasil, a própria Coroa Portuguesa.
Ele tinha amplos poderes e tinha, acima de tudo, o dever de garantir que a colônia se desenvolvesse economicamente. Era ele que garantia que os engenhos fossem construídos, que as estradas e os assentamentos na Colônia fossem seguros e que a população indígena fosse, aos poucos, assimilada pela colônia, para aumentar a sua população.
Já durante o primeiros governo-geral, em Março de 1849, chegaram ao Brasil os primeiros jesuítas. Eles foram os maiores responsáveis pela relação entre colonos e os indígenas nos primeiros governos-gerais. Buscavam converter os indígenas ao cristianismo e, com isto, muitos dos indígenas convertidos iam viver com os demais colonos no território da Colônia.
Os índios que não se convertiam à nova ordem portuguesa, contudo, frequentemente entravam em conflito com os colonos, de modo que a relação entre colonos e indígenas variava de uma tribo para outra.
Resposta:Portugal, ao adotar o Governo-Geral, tinha como objetivo centralizar a administração colonial*.