Ao discutirmos sobre os instrumentais técnicos propriamente, as autoras Sikorski e Silva (2016), nos alertam para alguns cuidados técnicos que permeiam e envolvem a maioria das ações do profissional. SIKORSKI, D.; HERNANDEZ, F. C. B.; CASINI, J. F. M.; SILVA, S. K. V. Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos. Maringá: Unicesumar, 2017. Quanto as condições de atendimento, analise as afirmativas as que correspondem corretamente aos cuidados técnicos que permeiam e envolvem a maioria das ações do profissional: I. Local de atendimento: o acolhimento no local é de extrema relevância, o primeiro passo em um atendimento deve ser auxiliar o usuário a sentir-se à vontade e confortável. II. O tempo de duração de um atendimento varia de acordo com o seu objetivo. III. Não devemos imprimir em nosso atendimento qualquer tipo de preconceito, pelo contrário, é nosso dever o combate a qualquer tipo de manifestação a esse respeito. IV. O profissional deve ter claro para si todos os objetivos do atendimento, mas é claro, os objetivos da instituição sobrepõem os objetivos da própria profissão. V. O profissional deve conduzir o atendimento com um caráter autoritário, de forma a deixar o usuário desconfortável. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e IV, apenas. Alternativa 2: I, II e V, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: III, IV e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Respostas
O gabarito é dado pela alternativa (3).
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
I. Local de atendimento: o acolhimento no local é de extrema relevância, o primeiro passo em um atendimento deve ser auxiliar o usuário a sentir-se à vontade e confortável.
CERTO. Na prática, o atendente deve ouvir o usuário/cliente (e entender o problema deste), ir em busca das soluções e dar uma resposta para a demanda solicitada. Desse modo, o usuário se sentirá valorizado e respeitado pela empresa vendedora de um produto e/ou serviço.
II. O tempo de duração de um atendimento varia de acordo com o seu objetivo.
CERTO. Com certeza. No atendimento, o que vale é o entendimento do problema do cliente e a busca rápida de uma solução.
III. Não devemos imprimir em nosso atendimento qualquer tipo de preconceito, pelo contrário, é nosso dever o combate a qualquer tipo de manifestação a esse respeito.
CERTO. Isso significa que todos os usuários/clientes possuem a mesma importância. Independentemente de classe social, todos contribuem para a lucratividade da empresa.
IV. O profissional deve ter claro para si todos os objetivos do atendimento, mas é claro, os objetivos da instituição sobrepõem os objetivos da própria profissão.
ERRADO. Se o objetivo da organização for antiético, o profissional deve se esquivar (cair fora, evitar essa situação) e agir de acordo com o que a profissão pede.
V. O profissional deve conduzir o atendimento com um caráter autoritário, de forma a deixar o usuário desconfortável.
ERRADO. Na verdade, o atendimento deve ser urbano e cordial. Desse modo, o usuário fica à vontade dentro do estabelecimento e escolhe o melhor momento para realizar a compra.
Siga firme na direção dos seus sonhos!