• Matéria: ENEM
  • Autor: vtooxx
  • Perguntado 5 anos atrás

Escreva uma crônica sobre o tema: "A Volta às Aulas Presenciais".
Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas

Respostas

respondido por: carolinemilena61
11

Explicação:

Desde o início da pandemia, as desigualdades sociais, econômicas, raciais e urbanas que já eram grandes tornaram-se condições que separam ainda mais violentamente os que morrem ou vivem ante a pandemia mais grave e aguda do último século. A pressão do “mercado” pela “flexibilização” da quarentena e da demora na tomada de medidas de combate e prevenção a esta nova doença, ganham força cada vez mais expressiva e opressiva.

Recentemente, mais um empurrão foi dado em direção ao “novo normal”. Governantes de todo o Brasil anunciaram seus planos para a educação com a retomada do ensino presencial gradual nas escolas públicas e particulares. No Rio de Janeiro, na segunda-feira (29/06), foi realizada uma reunião entre empresários do setor, sindicato de professores e o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) sobre o retorno das aulas em escolas particulares do Rio de Janeiro, onde não foi estabelecido nenhum acordo. Mesmo assim, escolas particulares já começam a fazer seus planejamentos.

Já o governo de São Paulo anunciou, na quarta-feira (24/06), uma previsão para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares a partir do dia 08 de setembro. A prioridade de retorno gradual seria dada aos alunos que estão nos ciclos finais do ensino infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, por causa da facilidade de cumprir as medidas sanitárias de distanciamento e também porque elas estão em fase de transição desses ciclos de aprendizagem (as aulas nas creches da capital paulista não fariam parte deste retorno, por exemplo).

De acordo com o pronunciamento, o plano de reabertura gradual com até 35% dos alunos nas salas de aula na primeira etapa acontecerá apenas se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos.

Junto com a volta, os protocolos de segurança elaborados pautam por medidas de distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, na sala de aula, com exceção da educação infantil; recreios e intervalos com revezamento das turmas em horários alternados; horários de entrada e saída escalonados para evitar aglomerações; Medidas específicas de higiene pessoal também devem ser adotados nas escolas, como distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores e funcionários, uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar, fornecimento de água potável em recipientes individuais e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Perguntas similares