Apenas poderá ser considerado educado quem aprendeu a evoluir e a adaptar-se, quem tomou consciência de que nenhum saber é definitivamente adquirido e que somente o processo de formação permanente pode servir de fundamento para o sentimento de segurança. A capacidade de evolução, que passa pela prioridade concedida ao processo em relação ao saber estático, é o único objetivo razoável que se possa indicar para a educação no mundo moderno (ROGERS, 1983).
A partir dessa citação de Carl Rogers e de seus estudos, pode-se entender que a pedagogia não diretiva e humanista
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
B. entende que a aprendizagem deve ocorrer de forma permanente, prática e ativa ao longo da vida, garantindo a evolução dos sujeitos.
Explicação:
Segundo a pedagogia não diretiva e humanista, a educação se refere à evolução dos sujeitos ao longo de suas experiências cotidianas, sendo assim permanente e não estática, ao contrário do que era proposto pelo paradigma liberal tradicional. Essa evolução deveria ser não somente intelectual, mas também subjetiva, o que envolve a emoção e as habilidades sociais, ocorrendo de forma dinâmica. Assim, na escola o processo de ensino-aprendizagem em si acaba sendo mais importante do que os conteúdos, pois possibilita que os estudantes realmente desenvolvam suas aptidões diversas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás