Respostas
Resposta:
os exercícios de rotação da coluna, são utilizados para a melhora de lesões, além de prevenir diversos problemas.
Quem já viu filme de ficção científica já se deparou com a figura de um robô e com certeza percebeu a maneira como ele se move sem fluidez, restringindo-se a apenas alguns eixos e planos de movimento.
Não acontece o mesmo com o corpo humano, onde nos movemos tridimensionalmente e, além de para frente e para trás, para um lado e para o outro, nossos movimentos corporais incluem diagonais e rotações.
Nos tempos modernos, o avanço da tecnologia faz com que nos movimentemos cada vez menos e permaneçamos muito tempo na mesma posição e normalmente, só nos damos conta de como estamos sem mobilidade quando precisamos realizar um movimento que não é muito requerido em nossa rotina (daí a importância dos exercícios de rotação).
No dia-a-dia, realizamos a rotação da coluna vertebral inúmeras vezes e não nos damos conta como, por exemplo, ao virar na cama de um lado para o outro, ao olhar para trás quando alguém nos chama, ao pegar algum objeto que está mais distante e do lado oposto da mão que está desocupada, ao pegar o papel na impressora que está atrás da cadeira que estamos sentados, entre outras situações.
GARANTA AGORA
Sendo assim, é importante que esta rotação esteja sempre “saudável” para que então a mobilidade da coluna seja realizada sem dor ou dificuldades.
Por isso iremos entender agora como funciona a rotação da coluna vertebral, qual a importância dos exercícios para melhorar esses movimentos e claro, os principais exercícios que você fisioterapeuta pode utilizar durante suas sessões.
Entendendo a coluna vertebral
A coluna vertebral é composta de 33 ossos (vértebras), que se articulam anteriormente e posteriormente pelas articulações intervertebrais e dispostas em 5 regiões (móveis: 7 cervicais, 12 torácicas e 5 lombares; imóveis que se fundem na vida adulta: 5 sacrais formando o osso sacro e 4 coccígeas, formando o cóccix).
Além disso, a coluna forma o esqueleto do dorso e a parte principal do esqueleto axial, possuindo importante papel na postura, sustentação do peso do corpo, locomoção e proteção da medula espinhal e das raízes nervosas.
A estabilidade da coluna vertebral é composta por:
Discos intervertebrais: que são importantes nos movimentos entre as vértebras e na absorção do impacto vertical na coluna.
Fortes ligamentos longitudinais anteriores e posteriores: que se estendem por toda a extensão da coluna e se fixam no discos intervertebrais e nos corpos vertebrais.
Ligamentos acessórios: que são ligamentos amarelos, interespinhais, supra-espinhal e intertransversos, que se encontram entre as vértebras, cada um com sua particularidade e função.
Músculos: os superficiais e intermediários, também conhecidos como extrínsecos do dorso que estão ligados aos movimentos dos membros e respiração; e os profundos, que compreendem os intrínsecos do dorso, relacionados aos movimentos da coluna vertebral)
A partir daí, muitas vezes os movimentos de rotação são acompanhados de movimentos dos membros ou fixação dos mesmos, e sempre associados à respiração durante sua execução.
Rotação da coluna vertebral
espero ajudar