Respostas
Resposta:
1.A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção:
a) Condução térmica: é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
b) Na convecção térmica, as partes diferentemente aquecidas de um fluido movimentam-se no seu interior devido às diferenças de densidades das porções quente e fria do fluido. Tanto a convecção como a condução não podem ocorrer no vácuo, pois necessitam de um meio material para que possam ocorrer.
c) A irradiação é a propagação de energia através de ondas eletromagnéticas. Quando a energia dessas ondas é absorvida por um corpo, intensifica-se a agitação de suas moléculas, acarretando aumento de temperatura. Esse tipo de propagação energética pode ocorrer no vácuo.
2.O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente.
3.Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor ( é a quantidade de energia térmica necessária para que uma grama de certa substância varie a sua temperatura em um grau).
4.A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, quando esse interage com o meio externo. Ou seja, ela estuda como a variação da temperatura, da pressão e do volume interfere nos sistemas físicos.
5.A diferença fundamental entre gás evapor é o estado físico de seus componentes. Um gás, ou uma mistura gasosa, é formado essencialmente por substâncias no estado gasoso. É o caso do gás de cozinha, por exemplo. Já o vapor é uma mistura contendo um gás e também um líquido.
6.Alternativa A. Quando o líquido no interior do frasco é aquecido, o frasco também é, portanto, ele também sofre dilatação. O volume de líquido que transborda do frasco é apenas a dilatação aparente do líquido, ou seja, a dilatação do líquido menos a do frasco.
7. 273° + 27° = 300 K
letra c
8. Letra B
.