Leia o texto abaixo:
Segundo Harvey (1993), a flexibilização do modo de acumulação capitalista, incluindo a reestruturação produtiva que abarcou a adoção de princípios toyotistas de gestão da produção e do trabalho, foi uma resposta do capital à incapacidade do fordismo e do keynesianismo de conter as contradições inerentes ao capitalismo e manter um ritmo de acumulação que lhe fosse satisfatório.
1. Sobre o Mundo do Trabalho, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Essa é uma demonstração que está ocorrendo uma verdadeira revolução no mundo do trabalho, com a extinção de várias carreiras profissionais, decorrente da redução dos contratos longos, proliferação de pequenas empresas, dos freelancers e da substituição da mão de obra (qualificada ou não) pelas novas tecnologias.
b) Para manter uma alta taxa de lucro, o capitalismo não necessita explorar a força de trabalho, diminuindo salários e aumentando a produção.
c) Com redução do poder aquisitivo dos trabalhadores ou aumento da produção de mercadorias, instala-se a superprodução decorrendo daí uma queda na taxa de lucro dos capitalistas, pois faltarão consumidores para que eles vendam os seus produtos e acumulem mais capital.
d) Nos anos 1970, o capitalismo viveu uma grande crise. A recuperação econômica da Europa Ocidental e Japão, destruídos pela II Guerra, tinha se completado, o mercado interno estava saturado e o impulso para criar mercados de exportação para os seus excedentes tinha de começar.
2. "Não é um exagero afirmar que em um período de baixo crescimento tal desperdício institui um crime contra a sociedade mais do que uma perda para a empresa. A eliminação de desperdício precisa ser o objetivo primeiro da empresa." (OHNO, 1988, p. 136). Sobre o Toyotismo, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Teorias neoliberais apresentaram algumas saídas, entretanto, foi também nas teorias dos engenheiros japoneses, denominada de toyotismo, que se encontrou uma solução para aumentar as taxas de lucro. A produção e acumulação de capital flexível
b) A fábrica japonesa Toyota adotava, desde a década de 50, um modelo de produção flexível que, mais tarde, acrescido do avanço das tecnologias de computação e da robótica, possibilitou uma revolução e reestruturação no trabalho.
c) A produção é realizada em pequenos lotes e com variedade de produtos, que são mais requintados, adaptando-se aos gostos variáveis do mercado. Para redução de custos e de aumento de lucro, não há grandes estoques, o que é viabilizado pela informatização, meios de comunicação e transporte, possibilitando que os fornecedores entreguem as peças necessárias à produção na hora certa (just in time).
d) O sistema Toyota não prioriza o controle de qualidade e não incita a competividade.
Respostas
1 - A alternativa B está correta.
O ponto principal das teorias de Karl Marx iam na direção do proletariado sobrepondo a dominação da burguesia.
Porém, o capitalismo é soberano graças ao desenvolvimento das economias em um nível global, o que apesar de possuir diversas falhas como o aumento das desigualdades, acaba sendo mais atrativo do que o projeto socialista.
2 - A alternativa D está correta.
As principais características que surgiram a partir da flexibilização Toyotista:
A flexibilidade através de constantes mudanças que aconteceram no mundo moderno.
O permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais.
Toyotismo parte de uma mão de obra multifuncional qualificada. Dentre suas características temos:
- A flexibilidade;
- O maquinário com operário capacitado;
- O ajuste da produção a demanda do mercado, etc.
- O neoliberalismo parte de uma versão melhor implementada do liberalismo
1º) Para manter uma alta taxa de lucro o capitalismo precisa explorar a força do trabalho, dessa forma os salários diminuem a medida em que a produção aumenta (a alternativa incorreta é a B).
Nunca em toda a historia da humanidade se produziu tanto quanto se produz hoje, e desde o século XX até os dias de hoje, a produtividade aumentou enquanto o poder de compra das pessoas diminuiu.
É uma coisa sem sentido, mas é exatamente isso que aconteceu, também houve um aumento da fluidez dos trabalhos, se tornando mais difícil se estabelecer por longos períodos de tempo fazendo a mesma coisa.
2º) O sistema Toyota prioriza o controle de qualidade sem incitar a competitividade, isso por si só já torna esse modelo mais enxuto do que os outros modelos de produção (incorreta D).
A produção seguindo o Toyotismo é enxuta, a produção é feita de acordo com a demanda, evitando o gasto de recursos, a formação de estoques e diminuindo o excesso de carga sobre o trabalhador.
Modelos como o fordismo e o taylorismo visam a máxima produtividade, isso gera desperdício, formação de estoques e uma pressão sobre o trabalhador para manter a produção sempre alta.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7017862
https://brainly.com.br/tarefa/21109622