diferencie o rio congo do rio nilo explicando o trajeto que os dois rios fazem no continente africano.
PRECISOO RÁPIDO PFVRR
Respostas
Resposta:
Explicação:
O rio Nilo é o maior do mundo em termos de extensão territorial. Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia.
O Nilo passa por 10 países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo, por meio de sua foz no Egito. Seu tamanho contribui diretamente para que faça parte da principal bacia hidrográfica do continente, o que faz dele algo impressionante.
Rio Congo, também conhecido como rio Zaire,[1] é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e o sétimo do mundo, com uma extensão total de 4 700 km.[1]É o primeiro da África e o segundo do mundo em volume de água,[2] chegando a debitar algo com um caudal de 67.000 m³/s de água no Oceano Atlântico.
O rio Congo se formou há cerca 1,5 a 2 milhões de anos atrás, durante o Pleistoceno.[3]
A formação do Congo pode ter levado à especiação alopátrica do bonobo e do chimpanzé.[4] O bonobo é endêmico para as florestas úmidas da região, assim como outras espécies emblemáticas como o macaco e o Ocapi.[5][6]
Rio Congo:
A principal extensão do rio atravessa a República Democrática do Congo como um "U" invertido e, perto da sua foz, estabelece a fronteira com Angola. Origina-se na realidade (curso mais extenso) no norte da Zâmbia (Rio Chambeshi), desaguando no Lago Bangweulu, seguindo para o norte com o nome de Luapula desagua no Lago Moero e deste segue com o nome de Luvua até se encontrar com o Rio Lualaba já no sul do território congolês, este por sua vez é considerado o curso formal, onde o volume de água já é bastante significativo, onde origina-se nas montanhas ao sul da província de Katanga. Mais ao norte recebe as águas do Lago Tanganica, guiadas pelo seu escape (Rio Lukuga). Forma ainda as famosas Cataratas de Livingstone (cerca de 32 cataratas). Os seus principais afluentes são: o rio Ubangui, pela margem direita, e o rio Cassai, pela margem esquerda. O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais. É o único rio da Terra que atravessa duas vezes a linha do Equador.
Rio Nilo:
O rio Nilo é localizado na região nordeste da África, nasce nos altos planaltos lacustres dos territórios da Tanzânia e Uganda, atravessa o Sudão e o Egito, e desemboca no Mediterrâneo. Seu caudal médio anual é de 3.100 m3 por segundo. A complexidade do sistema hídrico da região em que se encontram as cabeceiras do Rio Nilo torna difícil a identificação do início de seu curso. Sua fonte mais distante é o rio Kagera, no Burundi. Atravessa ou forma os limites de Tanzânia, Ruanda e Uganda e deságua no lago Vitória. Toma então o nome de Nilo Vitória, atravessa os lagos Kyoga e Albert, e entra no Sudão, com o nome de al-Jabal, até sua confluência com os rios Al-Ghazal e Sobat. Após a confluência com o Sobat, a corrente principal toma a denominação de Nilo Branco até a confluência com o Nilo Azul e encontra o Nilo Branco próximo à cidade de Khartum. Aí recebe seu último grande tributário, o Atbara. Abaixo da confluência com o Atbara, o Rio Nilo descreve uma ampla curva em forma de S na direção noroeste e forma três cataratas antes de penetrar no lago Nasser. Do lago, onde se encontra a represa de Assuã, o rio corta o Egito até o delta do Rio Nilo, próximo ao Cairo, onde se divide em dois braços, Damietta e Rosetta, intercalados por diversos canais naturais em uma zona de aluviões férteis e com numerosas lagunas. Em seu vale estão localizadas as mais importantes cidades do Egito e do Sudão. Suas águas banham as cidades de Assiut, Lúxor, Assuã e Khartum. Cairo e Alexandria se encontram a montante do delta.