me ajudem!
a) O Brasil recebeu poucos escravos vindos do interior do continente africano, já que as rotas se concentram em pontos do litoral.
b) As rotas de tráfico não eram influenciadas por questões geográficas ou de correntes marítimas, mas apenas por questões comerciais como o preço do frete dos navios.
c) Os africanos eram capturados em vários pontos do interior do continente africano e percorriam rotas terrestres até os poucos portos de embarque do litoral.
d) O mercado de escravos de Salvador foi o ponto mais importante de venda de escravos para o interior do Brasil.
Respostas
Resposta:
Se o vazamento de óleo que atinge as praias do Nordeste tivesse ocorrido no início do século 19, navegadores que viajavam entre o Brasil e a África seriam capazes de palpitar sobre o local de origem do incidente.
Cartas náuticas daquela época já descreviam as principais correntes marítimas que operam na região — e que explicam o caminho percorrido pelo óleo até as praias brasileiras, no maior acidente a atingir o litoral do país em extensão.
As correntes permitiram que o Brasil dominasse o tráfico negreiro no Atlântico. Sozinho, o país recebeu 4,8 milhões de africanos escravizados, dez vezes mais do que os Estados Unidos e quase a metade de toda a população transportada à força para as Américas em quatro séculos.
Crise do petróleo no Nordeste: fragmentos de óleo são encontrados em Abrolhos, diz Marinha
Danos do óleo no litoral do Nordeste vão durar décadas, dizem oceanógrafos
E, se no passado as correntes favoreceram a economia escravocrata, hoje elas deixam a costa brasileira vulnerável a acidentes que ocorram a milhares de quilômetros, à medida que a extração de petróleo se expande no Golfo da Guiné, no litoral africano
Explicação:
Resposta:
c) Os africanos eram capturados em vários pontos do interior do continente africano e percorriam rotas terrestres até os poucos portos de embarque do litoral.
Explicação: