No famoso “Mito da Caverna” elaborado por Platão em seu célebre livro “A República”, o filósofo quer explicar como funciona o conhecimento da verdade pelo homem. Segundo esta narrativa, alguns prisioneiros estavam acorrentados durante toda sua vida no interior de uma caverna. De tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde havia uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Como os prisioneiros só tinham visto sombras em toda sua vida, pensavam que elas eram a verdadeira realidade. Mas um dia um desses prisioneiros se liberta das correntes e consegue sair da caverna, podendo assim, por fim ver a luz do dia e os verdadeiros objetos.
Com esta narrativa, Platão quis dizer que:
Escolha uma opção:
a. A realidade fora da caverna é o mundo dos sentidos e da experiência, visto que para Platão os sentidos são a verdadeira fonte do conhecimento.
b. O mito da caverna representa o processo do conhecimento humano na qual, segundo Platão, o homem deve se utilizar dos sentidos, deixando a Razão em segundo plano.
c. O interior da caverna representa o Mundo das Ideias que, segundo Platão, é apenas uma ilusão de nossa mente.
d. As sombras representam as ilusões da Razão, visto que para Platão a razão humana é fonte de constantes enganos.
e. Para conhecer a verdade, o homem deve libertar-se da “caverna” dos sentidos que o enganam, e deve utilizar sua razão para conhecer o Mundo Ideal.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra E. Para conhecer a verdade, o homem deve libertar-se da “caverna” dos sentidos que o enganam, e deve utilizar sua razão para conhecer o Mundo Ideal.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás