• Matéria: Pedagogia
  • Autor: TataRigues
  • Perguntado 9 anos atrás

Olá estudante,



Nossa atividade está baseada na leitura e interpretação de texto.

Você deverá responder a pergunta abaixo COM BASE NO TEXTO apresentado na sequencia:



Questão: Qual a contribuição da musicalização ao desenvolvimento da criança? Detalhe seus argumentos.



Para responder interprete o texto e apresente seus argumentos:



“As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:

Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita”.



(CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. “A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser”. Revista Recre@rte, Nº3, 2005. ISSN: 1699-1834. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03.htm)

Respostas

respondido por: lena31
39
A música está introduzida na educação infantil e no ensino fundamental devido a  sua importância, pois favorece o desenvolvimento  da criança, estimulando a compreensão a participação, e a cooperação Através da música é possível  trabalhar todos os eixos, além de ser lúdico é prazeroso  para as crianças se expressarem através das canções, das cantigas de roda, das danças, e entre outras. A música é um meio de expressão e forma  de conhecimento acessível aos bebês, as crianças, e inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais, a música também tem o poder de melhorar a coordenação motora, desperta a sensibilidade e a criatividade, ajuda a comunicar- se, melhora o autoestima, a aprendizagem do alfabeto, de ritmos, tornando-os mais sociáveis e formadores de opinião.  

marcioaguiarmar: Obrigada
lena31: oi imagina, acabei de postar sobre os paradigmas dominante e emergente
respondido por: robsontiago03
9

Resposta: letra e

Explicação: Desenvolvimento cognitivo/ linguístico; Desenvolvimento psicomotor; Desenvolvimento sócio-afetivo são as características e sequência.

Perguntas similares