5. Em março de 1831, depois de uma desastrosa viagem a Minas Gerais, onde o Imperador sofreu a hostilidade dos políticos locais, o Partido Português resolveu promover uma grande festa em apoio ao governante, prontamente repelida pelo povo do Rio de Janeiro, manipulado pela elite dirigente. A luta entre brasileiros e portugueses (13/3), conhecida como Noite das Garrafadas, era o prelúdio do fim. Em 7 de abril de 1831, depois de sucessivas trocas ministeriais e incapaz de deter os distúrbios de rua, promovidos por populares e que contavam agora com a adesão de tropas do governo, D. Pedro abdicou do trono brasileiro, em favor de seu filho, o príncipe D. Pedro de Alcântara, na época com cinco anos incompletos.Sobre este assunto, marque a alternativa correta: *
60 pontos
a. D. Pedro I, muito querido pela população, depois de ouvir seu nome aclamado nas ruas do Rio de Janeiro, resolveu voltar atrás, declarando o famoso: “Se é para o bem de todos, e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”.
b. D. Pedro I partiu para Portugal para lutar contra seu irmão, D. Miguel, para tentar recuperar o trono de sua filha, D. Maria. Aqui no Brasil, ficaram no governo regentes enquanto o Príncipe herdeiro, Pedro de Alcântara não atingia a maioridade.
c. D. Pedro I, ao renunciar o trono em favor de seu filho, deixou sua esposa, D. Leopoldina cuidando do Império brasileiro enquanto Pedro de Alcântara não atingia a maioridade.
d. D. Pedro I, ao renunciar o trono em favor de seu filho, foi expulso pelas forças republicanas do Brasil, que tomaram conta do governo até Pedro de Alcântara atingir a maioridade e dar um golpe de Estado, recuperando o trono de sua família.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
ccccccccccccccccc
Explicação:
tmj
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás