Identifique os povos e reinos no continente africano destacando as características desses povos.
Respostas
Reino de Axum
No território onde hoje fica a Etiópia. A posição às margens do Mar Vermelho possibilitou que cidades do reino, como Adúlis e Axum, tivessem importantes portos. Eles comercializavam produtos como marfim, ouro, sal e pedras preciosas com regiões da Arábia, da Índia, do Mediterrâneo e com outros reinos africanos.
gapixel
A atividade se tornou tão intensa que o reino passou a controlar todo o comércio da região e suas cidades se tornaram riquíssimas. Além disso, esse poder possibilitou a conquista do Império Kush (que havia tomado o poder do Egito entre 750 a. C. e 653 a. C.) e territórios na Península Arábica.
Esse contato com outros povos provocou alterações na cultura do reino de Axum. Até o século IV, sua população era politeísta – assim como a grande maioria dos povos africanos da época. No entanto, a expansão do cristianismo chegou até a região e vários setores daquela sociedade foram convertidos.
reino africano de axum
Parque das Estelas, em Axum. Os obeliscos eram construídos em homenagem aos soberanos na época antes da cristianização
Séculos depois, os muçulmanos é que estavam se expandindo e chegaram até a costa da África. Sabendo do poder que o Reino de Axum tinha na região, os muçulmanos promoveram uma série de invasões e destruíram o porto de Adúlis. O reino ficou enfraquecido e não sobreviveu às incursões dos islâmicos.
Gana - reinos africanos
Um dos reinos africanos que mais tiveram destaque foi o de Gana. Localizado entre o Sahel e a parte ocidental do Sudão, Gana começou a surgir no século IV. Um povo chamado soninquê começou a se agrupar para defender-se dos berberes, populações do deserto que atacavam e saqueavam aldeias.
Localização do Império de Gana.
estatueta de ouro - reinos africanos
Estatueta de um leopardo feita de ouro fabricada pelos habitantes do Reino de Gana.
O Estado era organizado de forma que o soberano tinha funções administrativas, militares e de justiça. Ele era chamado de gana, que significa “senhor da guerra”. Tanto a capital quanto o reino receberam essa mesma denominação.
Mali - reinos africanos
Localização do Império do Mali.
As áreas conquistadas pelo mansa eram ricas em sal e ouro. Além de dominar a venda desses produtos, também passaram a controlar várias rotas comerciais transaarianas que passavam pela região.
Islamização do Mali
Muitos mansas, inclusive, faziam peregrinações até Meca, mesmo que mantivessem outras formas de culto. Em uma dessas viagens, um mansa chamado Musa levou para Mali sábios e arquitetos do Oriente Próximo para construírem mesquitas e difundirem conhecimento. Assim, a cidade de Tombuctu foi transformada em um centro de referência em estudos islâmicos e atraiu inúmeros estrangeiros por seu desenvolvimento intelectual.
Iorubás - reino africano
Diferentemente dos reinos africanos anteriores que eram formados por um povo predominante, os iorubás eram várias populações do mesmo tronco linguístico. Eram os efãs, ijexás, egbás, entre outros povos que habitavam a atual região da Nigéria e do Benin.
Mapa da localização dos povos iorubás.
Além do idioma, eles tinham traços culturais e religiosos em comum. Eles estavam organizados em cidades independentes entre si, mas todos acreditavam que elas tinham uma mesma origem divina. As principais cidades eram Benin, Oyo e Ilé Ifê.
Assim como os reinos já mencionados, as cidades iorubás também controlavam rotas comerciais. Nesse caso, eram aquelas que iam do litoral para o interior da África. Além disso, eles tinham grandes conhecimentos na metalurgia, que era utilizada na fabricação de armas, instrumentos e obras de arte. As cidades também possuíam importantes centros de artesanato, com presença de tecelões, marceneiros e ferreiros.
Congo - reinos africanos
O último dos reinos africanos que vamos abordar é o do Congo, que ficava localizado na parte equatorial do continente. Ele era formado por vários povos que possuíam o mesmo tronco linguístico, o banto. Mas, da mesma forma que os iorubás, isso não quer dizer que existia uma unicidade entre eles.
Mapa da localização do Congo.
Os congos viviam da agropecuária, do comércio e do artesanato. No campo, todo o trabalho em torno de cultivos de frutas, verduras, legumes e de criação de gado era realizado por mulheres. Os homens eram responsáveis por derrubar a mata em áreas de cultivo, e auxiliar na colheita se fosse necessário.
No artesanato se destacavam os objetos feitos de ferro forjado, cobre, madeira e ráfia. Já o comércio girava em torno da venda do sal e do ferro extraído de diferentes províncias.
O Congo e os portugueses
No fim do século XV, uma expedição portuguesa chegou ao Congo em busca de metais preciosos e mão de obra escravizada. Para alcançar esse objetivo, os portugueses se valeram de disputas de poder internas e se aliaram a um dos herdeiros do manicongo, Nzinga Mbemba. Eles ofereceram armas de fogo aos seus apoiadores para depois poderem cobrar o favor.
ESPERO TER AJUDADO!!!
Resposta:
Quais os maiores estados brasileiros que possui os maiores contingentes de Afrodescendentes? *