Para refletir sobre a Consciência Negra, escreva um texto de no mínimo 15 linhas, ressaltando as seguintes frases abaixo:
• “Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.” (Paulo Freire)
• “O que mais me irrita é negro pedindo direitos para o negro. Negro não tem de pedir, tem de conquistar.” (Wagner Moura)
• “Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississípi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar.” (Martin Luther King Jr.)
• “Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos.” (Bob Marley)
• “A liberdade fez do negro um favelado, sem poder morar na beira mar fizeram suas casas nos morros e se organizaram a sua maneira.” (Rafael Silveira)
• “Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.” (Ulisses Tavares)
por favor me ajudem é para entrega amanhã
Respostas
A sociedade brasileira, que é regida, mesmo inconscientemente, por um Racismo estrutural, ainda é um assunto muito sério e que, graças aos protestos ao redor do mundo, se tornou mais falado, mas isso nao significa que essa realidade será mudada de um dia para o outro. como Albert Einstein citou uma vez: "é mais fácil desconstruir um átomo do que um preconceito".
O racismo no Brasil teve um impacto tão forte que, mesmo depois de 500 anos, ainda afeta a população negra. os negros que foram libertos pela lei Áurea, foram jogados na rua, portanto, se juntaram e fizeram suas moradas nos morros; hoje conhecidos como favelas.
pra quem achou que o racismo só é feito do branco contra o negro, está muito enganado. Esse tipo de violência está tão impregnado na história do nosso país, que as pessoas já nascem com essa ideia de que o branco é empresário e o negro é ladrão. isso também é visto muito na violência polícial contra essa parte da população, sendo que a maioria dos policiais são racistas e negros.
um país que tem a miscigenação como cultura, que veio em sua maioria pelos "castigos" que as escravas negras recebiam de seus senhores, é se orgulha disso. vendo a situação de cima, a ideia de igualdade é apenas um mero sonho, visto que esse descaso já é tão comum no cotidiano, que acabou se tornando "normal.
então, que essa juventude, que é considerada o futuro do país, não siga seus ancestrais. mas que lute pela cultura. que vejam a beleza dos inúmeros corpos coloridos que vagam pelas ruas e vielas, ansiando por atenção e reconhecimento. É que façam jus ao trecho do hino nacional do nosso país: "veras que um filho teu não foge a luta".
desculpa o texto gigante (risos) é que eu já tô no pique pro Enem. mas enfim, espero ter ajudado.