Destinação ao lixo
Lidar com lixo ainda é um desafio no Brasil, onde a produção de resíduos sólidos por habitante por ano se assemelha á de países desenvolvidos, diante de um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e rara reciclagem. Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) indica uma média de 387 quilos de resíduos por brasileiro ao ano, mas só 58% desse volume recebe destinação correta. Em nações como Japão, Coreia do Sul e México, com potencial gerador semelhante, 96% do lixo recebe tratamento adequado.
Justamente por esse longo caminho a percorrer que merece destaque o esforço conjunto do Ministério Público, Prefeitura de Goiania e Universidade Federal de Goiás (UFG) para garantir a entrega de três galpões para o processamento de lixo reciclável por catadores da cidade. A estrutura montada no setor Santos Dumond, com isolamento acústico e energia solar, foi objeto de reportagem na edição de ontem. Erguido como compensação pelo impacto ambiental de um empreendimento, o complexo permite os catadores atuar junto aos grandes geradores, criando uma relação de simbiose. Tudo em razão desse esforço que merece reconhecimento.
1- Assinale a opção que indica a tese (assunto) do texto:
a) No setor Santos Dumond há uma estrutura montada para o processamento de lixo reciclável.
b) O volume de resíduos com destinação correta atinge o percentual de 58% no Brasil.
c) O tratamento adequado do lixo atinge o percentual de 96% no México.
d) No Brasil ainda é um desafio lidar com o lixo.
2) Nesta oração: "Li os livros de contos que estavam guardados", o pronome relativo foi empregado da mesma forma que na oração:
a) não era esta a república que eu sonhava.
b) vi umas fotos antigas que foram batidas na minha infância.
c) a peça a que assistimos é maravilhosa.
d) os adolescentes que estavam fantasiados desceram a avenida.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1 D)
2 B)
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás