• Matéria: Filosofia
  • Autor: lanasarges321
  • Perguntado 5 anos atrás

3- FALE UM POUCO DA BIOGRAFIA DE ALFREDO MOSER.​

Respostas

respondido por: anabdpaula
2

Resposta:

Alfredo Moser: o gênio da lâmpada engarrafada

Uma ideia e um simples princípio da física fizeram com que a luz concebida pelo brasileiro conquistasse o planeta

Marina Lang

Uberaba, Brasil

A imagem mostra o rosto de um senhor de cabelos lisos, curtos e grisalhos, penteados para trás, pele branca, bigode também grisalho e olhos castanhos escuros, e sua mão esquerda iluminada, tocando uma lâmpada de garrafa pet transparente e luminosa, para a qual o homem está olhando. A lâmpada está pouco acima de sua cabeça, ele está ao centro da foto. O ambiente ao redor está todo escurecido, deixando aparecer apenas o semblante de mais algumas lâmpadas luminosas de garrafa pet transparente, presas ao teto do local, ao fundo, dispostas em linha, na direção do fundo da imagem.

Alfredo Moser e sua criação, que chegou a 20 países (Gabriela Romeiro/ Believe.Earth)

Foi em uma oficina do Triângulo Mineiro que uma ideia brilhante surgiu e se espalhou por mais de 20 países. O ano era 2002 e o então mecânico Alfredo Moser estava preocupado com o “apagão”, crise na distribuição energética que atormentava os brasileiros desde o ano anterior.

A cabeça de Moser fervilhava há tempos com alguns conceitos de física apreendidos com um antigo chefe e uma conversa enigmática sobre luz com o médium espírita Chico Xavier (1910-2002), que encontrou por acaso numa rua de Uberaba (MG).

O estalo que o inventor iminente precisava para alcançar sua grande criação foi uma garrafa pet amassada, translúcida e cheia d’água sobre a mesa da cozinha que refletia a luz do sol na parede. Ali nascia a ideia da lâmpada de Moser, uma solução de energia econômica, barata e sustentável que, em 2017, duas décadas depois daquela tarde luminosa, se espalharia por mais de 1 milhão de residências em todo o planeta, segundo dados da ONG Litro de Luz. A organização capitaneia as instalações em lares brasileiros, desde quilombos até comunidades ribeirinhas da Amazônia, e, como uma “spin-off” da invenção original, desenvolveu a lâmpada acoplada a placas solares, cuja absorção de energia permite que 25 mil instalações domésticas e 3.000 postes resplandeçam noite adentro.

Há uma versão charmosa dessa história dizendo que a lâmpada foi criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, embora a própria instituição já tenha divulgado que isso não é verdade. O pai do invento é mesmo Moser, um aposentado de 65 anos, divertido e afável, que nasceu na região rural de Santa Catarina e se estabeleceu com a família no interior de Minas Gerais, de onde falou com o Believe.Earth. Lá também fica seu estúdio, em que segue pesquisando soluções, tecnologias e engenhocas a fim de, como ele próprio diz, ajudar a criar um mundo melhor.

espero ter ajudado!!

Perguntas similares