Por motivos históricos, religiosos, políticos e materiais, israelenses e palestinos disputam continuamente a soberania da Palestina, região do Oriente Médio. O conflito, que se insere no contexto maior das disputas entre árabes e israelenses, remonta ao século XIX, quando o movimento sionista e o nacionalismo árabe começaram a ganhar forma.
Sobre a disputa desse território, afirma-se que:
A
enquanto para os cristãos e para os muçulmanos a Palestina é um lugar sagrado, para os judeus ela é apenas uma extensão de terra sem vinculação com a história do seu povo.
B
até a Primeira Guerra Mundial, o Império Turco-Otomano era o detentor do território onde, atualmente, ocorrem os conflitos.
C
nem a difusão do sionismo nem as barbaridades cometidas pelo regime nazista foram suficientes para convencer a comunidade internacional da necessidade de se criar um Estado para o povo judeu, que permanece errante desde a Diáspora.
D
com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Grã-Bretanha passou a ter o controle do território palestino, o que possibilitou um período de estabilidade e paz, com concessões mútuas entre árabes e israelenses.
Por favor!! :)
Respostas
O território da Palestina - e todo o atual Oriente Médio - era dominado pelo Império Turco-Otomano até o fim da Primeira Guerra Mundial. Assim, a resposta correta é a Letra D.
A alternativa A está errada porque a região da Palestina tem ligação com a história dos dois povos, não só para os muçulmanos.
A alternativa C está errada porque essas razões foram sim suficientes para convencer o mundo da necessidade de um Estado judeu, Israel, criado com a orientação da ONU no ano de 1947.
A alternativa D está errada porque, embora a Grã-Bretanha tenha dominado o território em questão, ainda não existia Israel por ali enquanto país - então não se pode dizer que havia concessões entre árabes e israelenses.
Saiba mais sobre o conflito Israel e Palestina: https://brainly.com.br/tarefa/3736870