Caro aluno, gostaríamos que você conhecesse um pouco mais sobre duas heranças cultural brasileira: o índio e o negro. Por isso, propomos que você faça uma pesquisa individual e responda as duas questões a seguir:
Obs.: Não esqueça de citar as fontes pesquisadas!
1). Qual a contribuição do índio para a formação da sociedade brasileira?
2). Qual a situação atual da população indígena no Brasil?
3). Qual a contribuição do negro para a formação da sociedade brasileira?
4). Qual a situação atual da população negra no Brasil?
Respostas
a) Sabendo que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses pois quando eles chegaram aqui, o Brasil já era habitado pelos indígenas, onde eles foram escravizados e obrigados a reprimir sua cultura e seus costumes, herdamos muito dos traços dessa cultura como o costume de banhar-se, comer pamonha, a pescaria, e o saci perere e o boi tata no nosso folclore e etc.
b) O índio no Brasil, infelizmente sofre diversos esteriótipos, reflexo de uma sociedade que escravizou e ridicularizou o povo daqui. Os índios infelizmente sofrem muita repressão e tem suas culturas e costumes desrespeitados, sendo considerados ignorantes e/ou sem educação. Fora que tem suas casas violadas e destruídas, tendo cada vez menos privacidade. Fora que a sexualização das índias acarreta em diversos estupros todos os anos de pessoas que vão nas tribos para violar estas mulheres.
c) Os negros foram trazidos da africa e escravizados aqui no Brasil pelos portugueses, tendo sido retirados de suas casas, separados de sua família, vindo para um lugar totalmente novo, sem saber falar a língua e religião. Os negros sofreram maior repressão que os índios, porém eles vieram de uma outra sociedade que se organizava de uma maneira diferente, e como já diz a sociologia, pra você conhecer determinada sociedade você precisa saber como ela se organiza. Os negros eram a base da cadeia, sendo considerados sem alma, porém consigo trouxeram sua religião, seus bantos, nagos, jejes, dendes, as musicas e etc.
d) Os negros sofrem fortemente pelo reflexo da escravidão e o racismo ainda hoje é muito presente na nossa sociedade, ainda ganham menos, assumem menos lugares de liderança em empresas. Mas alguns movimentos como o feminismo negro está nos ajudando a mudar essa situação precária. Os negros ainda são a maior parte da população, porém o índice mostra que az população negra são os mais pobres no país e é a população que ainda mais moram em morros e favelas, também são a maior parte em presídios e a menor parte em universidades.