A categoria “ideologia” é central para as ciências humanas. Nesse sentido, na letra da música citada, ela significa: *
a) uma inversão da realidade produzida pelos ideólogos, tal como na concepção de Marx, e que consiste numa necessidade do proletariado.
b) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.
c) um elemento que contribui para maior coesão social na medida em que explicita as contradições da sociedade de classes.
d) um fato social sem importância para a construção da subjetividade na sociedade atual e na qual todos são reduzidos à condição de consumidores.
Respostas
LETRA (B)
A ideologia é, em geral, uma organização das ideias e a consolidação de uma visão de mundo. Desse modo, a ideologia é funcional, ou seja, a ideologia possui o caráter de fornecer de acordo com o dado material um conjunto de explicações intelectuais para certo evento.
Por exemplo, para o problema da miséria que aflige o nosso país, e a todos os outros, grosso modo, uma ideologia qualquer poderia fornecer automaticamente um conjunto de explicações e soluções que resolveriam os problemas. Uma ideologia é como uma função matemática, para certo dado material x encontra-se uma solução no conjunto de possibilidades consolidado y.
Quando as ideologias deixam de fornecer respostas, ou seja, deixam de funcionar, então surge a perplexidade, pois, afinal, tudo aquilo para o que havia resposta, deixa de haver. Surge então a necessidade de nova ideologia, de um trabalho de reconstrução ideológica capaz de mobilizar aqueles que necessitam modificar o mundo, os jovens.
Resposta:
b) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.
Explicação
A é falsa, pois a música de Cazuza não tem um sentido revolucionário e nem se relacionam diretamente com as necessidades do proletariado.
B é verdadeira, pois o sentido da música é que é necessária uma "ideologia" para que os sujeitos possam viver em mundo "desencantado", onde a juventude perdeu os seus sonhos e não há razões explícitas para viver.
C é falsa, pois o texto trata da ideologia em um contexto pequeno-burguês do sentido da vida, e não da revolução proletária.
D é falsa, pois a ideologia seria capaz de retirar os seres modernos de sua condição de consumidores passivos.