Texto I
As duas mulheres e o céu ( conto Africano)
No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa. Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu. – Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu. Tão animadas com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito. Acontece que não parou por aí. O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar. Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão: – Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder. Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou: – Aqui está bom. Ninguém mais vai conseguir me furar. Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do céu. BRENMAN, Ilan. As narrativas preferidas de um contador de histórias. Difusão Cultural do Livro, 2005
As duas mulheres e o Céu, história de origem africana, é um conto etiológico. Esses textos, que só existem na ficção, foram inventados para explicar a origem – ou o porquê – das coisas e dos seres. (Pensando nisso, podemos afirmar que o texto que acabou de ler é um conto etiológico por que (0,8)
A
explica a razão científica que justifica o pescoço comprido das girafas.
B
revela como surgiu o continente africano.
C
explica cientificamente o surgimento dos planetas.
D
é uma história inventada que explica como surgiram as estrelas.
E
explica “magicamente” a razão de o céu ter a cor azulada.
Respostas
Resposta:
LETRA A) a explicação mais conhecida sobre o pescoço grande da girafa é de que ele serve para que o animal se alimente de folhas altas. Assim, ela escaparia da competição por alimento com outros herbívoros (seres vivos que se alimentam de vegetais).
LETRA B) o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.
LETRA C) Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
LETRA D) o conto "As duas mulheres e o Céu" conta a historia de duas mulheres que subiram até os céus e fizeram furos, e esses furos são as estrelas, furos no céu que nunca mais serão fechados, permitindo a luz entre por esses pequenos buracos.
LETRA E)A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.